2ª Semana do Tempo Comum - 2ª Semana do Saltério
Prefácio Comum - Ofício do dia
Cor: Verde - Ano “A” Mateus
Antífona: Salmo 65,4
- Que toda a terra se prostre diante de vós, ó Deus, e cante louvores ao vosso
nome, Deus altíssimo!
Oração do Dia: Deus eterno e todo-poderoso, que governais o céu e a terra,
escutai com bondade as preces do vosso povo e dai ao nosso tempo a vossa paz. Por
nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém!
Primeira Leitura: Carta aos Hebreus
7,1-3.15-17
Irmãos,
Melquisedec, rei de Salém, sacerdote do Deus Altíssimo, saiu ao encontro de
Abraão, quando esse regressava do combate contra os reis, e o abençoou. Foi a
ele que Abraão entregou o dízimo de tudo. E o seu nome significa, em primeiro
lugar, “Rei de Justiça”; e, depois: “Rei de Salém”, o que quer dizer, “Rei da
Paz”.
Sem pai, sem mãe,
sem genealogia, sem início de dias, nem fim de vida! É assim que ele se
assemelha ao Filho de Deus e permanece sacerdote para sempre. Isto se torna
ainda mais evidente, quando surge um outro sacerdote, semelhante a Melquisedec,
não em virtude de uma prescrição de ordem carnal, mas segundo a força de uma
vida imperecível. Pois diz o testemunho: “Tu és sacerdote para sempre na ordem
de Melquisedec”. - Palavra do Senhor.
Comentário: Cristo, sumo e eterno
sacerdote, possui um sacerdócio que, como o de Melquisedec, não se transmite;
sacerdócio que ele exercerá em sua Igreja até o fim dos tempos. Os sacerdotes
atuais, a começar pelos bispos, não são seus sucessores, porém aqueles que
atualizam e tornam visível e eficaz hoje o único sacerdócio de Cristo. Além
disso, ao mesmo tempo que permanece intransmissível, o sacerdócio de Cristo é
“participado” por todo o povo de Deus, por toda a Igreja, porque toda a Igreja
é o corpo de Cristo. Assim cumpre-se a promessa
que Deus fez a Moisés para todo o povo no monte Sinai: “Se ouvirdes
atentamente a minha voz e guardardes a minha aliança, sereis minha propriedade
especial entre todos os povos... constituireis para mim um reino de sacerdotes
e uma nação santa” (Ex 19, 5-6). O batismo é o sinal de pertença a este povo
privilegiado. O cristão deve, portanto, esforçar-se para aprofundar o sentido
da vida batismal, mediante o estudo e atenção à palavra de Deus, acompanhados de
participação cada vez mais plena da vida sacramental da Igreja. (Missal
Cotidiano)
Salmo: 109,1. 2. 3. 4 (R.
4bc)
Tu és
eternamente sacerdote segundo a ordem do rei Melquisedec!
Palavra do Senhor
ao meu Senhor: “Assenta-te ao lado meu direito até que eu ponha os inimigos
teus como escabelo por debaixo de teus pés!”
O Senhor estenderá
desde Sião vosso cetro de poder, pois Ele diz: “Domina com vigor teus
inimigos”.
“Tu és príncipe
desde o dia em que nasceste; na glória e esplendor da santidade, como o
orvalho, antes da aurora, eu te gerei!” Jurou o Senhor e manterá sua palavra:
“Tu és sacerdote eternamente, segundo a ordem do rei Melquisedec!”
Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos 3,1-6
Naquele tempo, Jesus entrou de novo na sinagoga.
Havia ali um homem com a mão seca. Alguns o observavam para ver se haveria de
curar em dia de sábado, para poderem acusá-lo. Jesus disse ao homem da mão
seca: “Levanta-te e fica aqui no meio!” E perguntou-lhes: “É permitido no
sábado fazer o bem ou fazer o mal? Salvar uma vida ou deixá-la morrer?” Mas
eles nada disseram.
Jesus, então, olhou ao seu
redor, cheio de ira e tristeza, porque eram duros de coração; e disse ao homem:
“Estende a mão”. Ele a estendeu e a mão ficou curada. Ao saírem, os fariseus
com os partidários de Herodes, imediatamente tramaram, contra Jesus, a maneira
como haveriam de matá-lo. - Palavra da
Salvação.
Comentários:
A
vivência legalista e proibitiva da religião é uma das maiores manifestações da
dureza de coração que pode acontecer na vida das pessoas. Quando isso acontece,
as pessoas não são capazes de descobrir os valores que devem marcar o nosso
relacionamento entre nós mesmos e entre nós e o próprio Deus, e a religião
acaba por se tornar um mero cumprimento de obrigações e de ritos, numa
verdadeira bruxaria. Esta forma de religião acaba por ter como um dos seus
principais fundamentos a relação de poder, o autoritarismo e a estratificação
social a partir da fé das pessoas. É por isso que as autoridades do tempo de
Jesus procuram descobrir a maneira como haveriam de matá-lo. (CNBB)
A
deficiência física do homem encontrado por Jesus, na sinagoga, era mais grave
do que, à primeira vista, se podia imaginar. Na antropologia bíblica, a mão
está carregada de simbolismo. A partir deste universo simbólico é que se deve
interpretar a situação do homem da mão ressequida. A mão está ligada à ideia de
força e de poder. Estar na mão do outro significava estar sob o seu poder. Para
falar do poder da língua, um provérbio bíblico refere-se à "mão da língua".
A expressão "salvar-se com as próprias mãos" tinha o sentido de
salvar-se com as próprias forças. Diz-se que os habitantes de determinada
cidade não puderam fugir, por ocasião de um incêndio, porque "as mãos não
estavam com eles", isto é, não tinham forças nem possibilidade de escapar.
A mão direita era sinal de força, de sabedoria e de felicidade. Já a mão
esquerda era sinal de fraqueza, de ignorância e de desgraça. Entende-se, assim,
por que a iniciativa de cura foi de Jesus e não do homem doente. Este havia se
tornado uma pessoa sem iniciativa e incapaz de lutar por seus direitos. Nestas
condições, era vítima da desumanização. Curando-o, Jesus tomou a iniciativa de
humanizá-lo, de fazê-lo voltar a ser gente, com força e poder para lutar pelos
seus direitos. É como se tivesse sido recriado! Com a mão recuperada, estava
novamente apto para fazer o bem. (Padre
Jaldemir Vitório/Jesuíta)
SANTO DO DIA:
Santa Margarida da Hungria
Fonte: CNBB - Missal Cotidiano (Paulus)
Foto retirada da internet
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Ricardo Feitosa e Marta Lúcia
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obrigado.
Eu aprendo muito lendo os comentários. Este me despertou, pois, eu nunca havia interpretado a cura deste homem sob este ponto: as mãos. Obrigado. Deus abençoe a todos.
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