quinta-feira, 2 de março de 2017

Quaresma, o que significa?

A palavra Quaresma vem do latim quadragésima e é utilizada para designar o período de quarenta dias que antecedem a festa da ressurreição de Jesus Cristo, comemorada no Domingo de Páscoa. Aproximadamente 200 anos depois da morte e ressurreição de Jesus, os cristãos quiseram preparar a festa da Páscoa com três dias dedicados a oração, a meditação e aos jejuns. Por volta do ano 350 d.C., perceberam que três dias era muito pouco e aumentaram para 40 dias. Surgia a quadragésima, que em português significa Quaresma.

O número quarenta tem muito a ver com a Bíblia. Entre os vários significados dados ao número 40, o que mais nos interessa é o fato de indicar um período de preparação por causa de um grande acontecimento.  Por exemplo:

·         40 dias do dilúvio
·         40 anos de peregrinação do povo judeu pelo deserto
·         40 dias de Moisés e de Elias na montanha
·         40 dias que Jesus passou no deserto antes de começar sua vida pública 

Foi instituída como preparação para o Mistério Pascal, que compreende:

1.    Paixão e Morte (Sexta-feira Santa)
2.    Sepultura (Sábado Santo)
3.    Ressurreição de Jesus Cristo (Domingo e Oitava da Páscoa)

A quaresma começa na quarta-feira de cinzas e termina na quinta-feira da Semana Santa. O período é reservado para a reflexão e conversão espiritual. Tempo em que devemos nos aproximar de Deus através da penitência e somos convidados a fazer uma comparação entre nossas vidas e a mensagem cristã expressa nos Evangelhos. Esta comparação significa um recomeço, um renascimento para as questões espirituais e de crescimento pessoal.

O cristão deve intensificar a prática dos princípios essenciais de sua fé com o objetivo de ser uma pessoa melhor e proporcionar o bem para os demais. Essencialmente, o período é um retiro espiritual voltado à reflexão, onde os cristãos se recolhem em oração e penitência para preparar o espírito para a acolhida do Cristo Vivo, Ressuscitado no Domingo de Páscoa. Assim, retomando questões espirituais, simbolicamente o cristão está renascendo, como Cristo.

A cor litúrgica deste tempo é o roxo, que significa luto e penitência.

A Igreja católica propõe, por meio do Evangelho proclamado na quarta-feira de cinzas, três grandes linhas de ação: “oração, penitência, caridade”.

Não somente durante a Quaresma, mas em todos os dias de sua vida, o cristão deve buscar o Reino de Deus, ou seja, lutar para que exista justiça, paz e o amor em toda a humanidade. Os cristãos devem então recolher-se para a reflexão para se aproximar de Deus.

É costume jejuar na Quaresma, ainda que ele seja válido em qualquer época do ano. A igreja propõe o jejum principalmente como forma de sacrifício, mas também como uma maneira de educar-se, de ir percebendo que, o que o ser humano mais necessita é de Deus. Desta forma se justifica as demais abstinências, elas têm a mesma função.

Oficialmente, o jejum deve ser feito pelos cristãos batizados, na quarta-feira de cinzas e na sexta-feira santa. Pela lei da igreja, o jejum é obrigatório nesses dois dias para pessoas entre 18 e 60 anos. Porém, podem ser substituídos por outros dias na medida da necessidade individual de cada fiel, e também praticados por crianças e idosos de acordo com suas disponibilidades.

O jejum, assim como todas as penitências, é visto pela igreja como uma forma de educação no sentido de se privar de algo e revertê-lo em serviços de amor e em práticas de caridade.

Adaptação: Ricardo e Marta
Fonte: CNBB - Missal Romano - Padre Bento Pavão, OMV
Foto retirada da internet caso seja o autor, por favor, entre em contato para citarmos o credito.

DEIXE SEU PEDIDO DE ORAÇÃO

Fique com Deus e sob a proteção da Sagrada Família
Ricardo Feitosa e Marta Lúcia
Crendo e ensinando o que crê e ensina a Santa Igreja Católica

Se desejar receber nossas atualizações de uma forma rápida e segura, por favor, faça sua assinatura, é grátis. Acesse nossa pagina: https://ocristaocatolico.blogspot.com.br/ e cadastre seu e-mail para recebimento automático, obrigado.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Ajude-nos a melhorar nossa evangelização, deixe seu comentário. Lembre-se, no seu comentário, de usar as palavras orientadas pelo amor cristão.

CATEQUESE CRISTÃ CATÓLICA
"Crendo e ensinando o que crê e ensina a Santa Igreja Católica"