Simão, o mais desconhecido dos 12 apóstolos - a respeito do
qual o Evangelho se limita a indicar o nome e a alcunha de “Zelota” -, teve o
mérito de ter trabalhado pela propagação da mensagem evangélica, não em vista
de um lugar de honra, mas para o triunfo do Reino de Deus sobre a terra.
A palavra grega Cananeu e a palavra Zelote, derivada do
aramaico e significam a mesma coisa: "zeloso". Supõe-se por esse
apelido que Simão pertencia à seita judaica conhecida como zelotes.
Antigas tradições suprem a falta de notícias. Os bizantinos
identificam-no com Natanael, de Caná, e com o “mestre-sala” durante as bem
conhecidas bodas, quando Jesus transformou a água em vinho. Simão é ainda
identificado como primo do Senhor, irmão de são Tiago Menor, ao qual sucedeu
como bispo de Jerusalém, nos anos da destruição da Cidade Santa pelos romanos.
Os armênios sustentam que ele difundiu o Evangelho em sua
região, onde teria sofrido o martírio. Seja como for, seu campo missionário é
deduzido dos lendários Atos de Simão e Judas, segundo os quais os dois
apóstolos percorreram juntos as 12 províncias do Império Persa.
Também no Ocidente os dois apóstolos aparecem sempre juntos.
Em Veneza é dedicada a ambos a igreja de São Simão Pequeno.
Algumas tradições o colocam como grande auxiliador no
estabelecimento do cristianismo no Egito, juntamente com São Marcos e Filipe na
Síria, entretanto, pode ter evangelizado também pelo norte da África, pela Ásia
menor e Espanha. Daí, pode ter partido com São Judas Tadeu para a Mesopotâmia e
a Síria, onde se encontrou com outros Apóstolos que por ali evangelizavam. Em
seguida, partira para a Pérsia. Sua pregação era bem parecida com a dos outros
quatro apóstolos que foram para o Oriente, tida por alguns como ascética e
judaica, tal como aquelas preservadas na Epístola canônica de Judas.
Segundo o cronista cristão Hegésipo, Simão encontrou o
martírio nos tempos do imperador Trajano, quando contava com, aproximadamente,
120 anos de idade. As versões sobre a sua execução divergem: na cruz ou, segundo
outras tradições menos seguras, pela fogueira, na Armênia. Mas a tradição
católica diz que Simão foi martirizado sendo cortado ao meio vivo por um
serrote.
O apóstolo é representado tendo em sua mão direita o livro
aberto, que simboliza a evangelização dinâmica. O livro aberto significa que a
Palavra de Deus é sempre atual. Na mão esquerda, o serrote, ferramenta
utilizada para o seu martírio. Com os olhos fitos no livro, recorda o amor a
Deus acima de todas as coisas.
Fonte: Edições Paulinas -
Wikipédia
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Ricardo Feitosa e
Marta Lúcia
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