Prefácio da Epifania ou do Natal - Ofício do dia
Cor: Branco - Ano “C” - São Lucas
Antífona:
Salmo
111,4 - Para os retos de coração surgiu nas trevas uma luz: o Senhor
cheio de compaixão, justo e misericordioso.
Oração do Dia: Ó Deus todo-poderoso, que o Natal do salvador do mundo,
manifestado pela luz da estrela, sempre refulja e cresça em nossas vidas. Por
nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.
Primeira
Leitura: Primeira Carta de São João 5,5-13
Caríssimos: quem é o vencedor do mundo, senão aquele que crê
que Jesus é o Filho de Deus?
Este é o que veio pela água e pelo sangue: Jesus Cristo.
(Não veio somente com a água, mas com a água e o sangue.) E o Espírito é que dá
testemunho, porque o Espírito é a Verdade. Assim, são três que dão testemunho:
o Espírito, a água e o sangue; e os três são unânimes.
Se aceitamos o testemunho dos homens, o testemunho de Deus é
maior. Este é o testemunho de Deus, pois ele deu testemunho a respeito de seu
Filho. Aquele que crê no Filho de Deus tem este testemunho dentro de si. Aquele
que não crê em Deus faz dele um mentiroso, porque não crê no testemunho que
Deus deu a respeito de seu Filho. E o testemunho é este: Deus nos deu a vida
eterna, e esta vida está em seu Filho. Quem tem o Filho tem a vida; quem não
tem o Filho não tem a vida.
Eu vos escrevo estas coisas a vós que acreditastes no nome
do Filho de Deus, para que saibais que possuís a vida eterna. -
Palavra do Senhor.
Comentário: O batismo de Jesus nas águas
do Jordão e sua morte na cruz são a prova de sua messianidade. A presença de
Cristo é continuamente atualizada nos sacramentos da Igreja, particularmente na
água do Batismo que nos introduz na Igreja e nos comunica a vida divina, e na
Eucaristia, carne e sangue de Cristo, que é "fonte e ápice da vida
cristã" (cf SC 10; PO 5). O Espírito, dom do Pai e do Filho, completa a
obra de salvação: "Com o dom do Espírito, todo homem atinge, na fé, a
contemplação e o gosto do mistério do plano da salvação" (GS 15). Do
Batismo à Eucaristia, consagrados pelo Espírito Santo que habita em nós (1Cor
3,16), é este o nosso itinerário para a fé e o mistério de Cristo, a fim de
realizar nossa santificação e dedicar-nos à salvação de nossos irmãos. (Missal
Cotidiano)
Salmo:
147,
12-13. 14-15. 19-20 (R. 12a) Glorifica o Senhor, Jerusalém!
Glorifica o Senhor, Jerusalém! Ó Sião,
canta louvores ao teu Deus! Pois reforçou com segurança as tuas portas, e os
teus filhos em teu seio abençoou.
A paz em teus limites garantiu e te dá
como alimento a flor do trigo. Ele envia suas ordens para a terra e a palavra
que ele diz corre veloz.
Anuncia a Jacó sua palavra, seus
preceitos, suas leis a Israel. Nenhum povo recebeu tanto carinho, a nenhum
outro revelou os seus preceitos.
Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 5,12-16
Aconteceu que Jesus estava numa cidade, e havia aí
um homem leproso. Vendo Jesus, o homem caiu a seus pés, e pediu: “Senhor, se queres, tu tens o poder de me
purificar”. Jesus estendeu a mão, tocou nele, e disse: “Eu quero, fica purificado”.
E imediatamente, a lepra o deixou.
E Jesus recomendou-lhe: “Não
digas nada a ninguém. Vai mostrar-te ao sacerdote e oferece pela purificação o
prescrito por Moisés como prova de tua cura”. Não obstante, sua fama ia
crescendo, e numerosas multidões acorriam para ouvi-lo e serem curadas de suas
enfermidades. Ele, porém, se retirava para lugares solitários e se entregava à
oração. - Palavra da Salvação.
Comentários:
Uma
das características fundamentais do evangelho de São Lucas é a apresentação da
dimensão orante de Cristo. Muitas vezes, vemos que Jesus se afasta da multidão
e procura lugares solitários com a finalidade de entregar-se à oração. Mas a
oração de Jesus não é uma fuga da realidade ou um afastamento dos sofrimentos
das pessoas. O encontro amoroso de Jesus com o Pai está sempre relacionado com
o encontro amoroso que ele tem com as outras pessoas, principalmente com os que
sofrem, como nos mostra o evangelho de hoje, que antes do seu encontro com
Deus, ele se encontra com o leproso e o cura para que, cumprindo as exigências
da lei, ele possa ser reintegrado na sociedade. (CNBB)
A
cura do leproso ilustra a ação do Messias Jesus, em conformidade com o discurso
programático, proclamado na sinagoga de Nazaré. Este enfermo era a imagem viva
da mais total pobreza. Excluído da convivência humana, perambulava errante, em
busca de misericórdia. Sua imundície repugnante tornava irremediável sua
exclusão. A presença de Jesus na vida do leproso reverteu o quadro de sua
situação. O Mestre não fugiu dele, temendo ser contaminado. Antes, permitiu ao
homem aproximar-se. Este, num gesto de profunda humildade, prostrou-se diante
de Jesus, com a face por terra, num gesto típico de adoração. Ao chamá-lo de
Senhor, o leproso fez uma confissão de fé, reconhecendo Jesus como Messias de
Deus. Jesus fez um gesto inusitado, quando tocou o leproso para curá-lo, pois
os leprosos jamais deveriam ser tocados, uma vez que transmitiam impureza. Com
Jesus, porém, o processo foi inverso: não foi o leproso quem transmitiu
impureza para Jesus, e sim, Jesus foi quem purificou o leproso, curando-o de
sua enfermidade. Desta forma, a dignidade daquele homem foi restaurada, porque
voltou a ser integrado no convívio social e religioso, como também, começou a
partilhar da vida que o Reino anunciado por Jesus fazia jorrar para a
humanidade. E, assim, a identidade messiânica de Jesus revelava-se e se tornava
conhecida. (Padre Jaldemir Vitório/Jesuíta)
Fonte: CNBB / Missal
Cotidiano
Foto retirada da internet
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Ricardo Feitosa e Marta Lúcia
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