sexta-feira, 22 de abril de 2016

Liturgia Diária Comentada 22/04/2016 Sexta-feira

4ª Semana da Páscoa - 4ª Semana do Saltério
Prefácio pascal - Ofício próprio
Cor: Branco - Ano “C” Lucas

Antífona: Apocalipse 5,9-10 - Vós nos resgataste, Senhor, pelo vosso sangue, de todas as raças, línguas, povos e nações e fizestes de nós um reino e sacerdotes para o nosso Deus, aleluia!

Oração do Dia: Deus, a quem devemos a liberdade e a salvação, fazei que possamos viver por vossa graça e encontrar em vós a felicidade eterna, pois nos remistes com o sangue do vosso Filho. Que convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo. Amém!

Primeira Leitura: Atos dos Apóstolos 13,26-33

Naqueles dias, tendo chegado a Antioquia da Pisídia, Paulo disse na sinagoga: “Irmãos, descendentes de Abraão, e todos vós que temeis a Deus, a nós foi enviada esta mensagem de salvação. Os habitantes de Jerusalém e seus chefes não reconheceram a Jesus e, ao condená-lo, cumpriram as profecias que se leem todos os sábados. Embora não encontrassem nenhum motivo para a sua condenação, pediram a Pilatos que fosse morto. Depois de realizarem tudo o que a Escritura diz a respeito de Jesus, eles o tiraram da cruz e o puseram num túmulo. Mas Deus o ressuscitou dos mortos e, durante muitos dias, ele foi visto por aqueles que o acompanharam desde a Galileia até Jerusalém. Agora eles são testemunhas de Jesus diante do povo. Por isso, nós vos anunciamos este Evangelho: a promessa que Deus fez aos antepassados, ele a cumpriu para nós, seus filhos, quando ressuscitou Jesus, como está escrito no salmo segundo: “Tu és o meu filho, eu hoje te gerei”. - Palavra do Senhor. 

Comentário: Se Cristo está no centro da história, a Páscoa é o coração do mistério nosso de Cristo. A ressurreição não é vista como um fato extraordinário, mas isolado; porém como o desaguar inesperado, mas previsto, de uma cadeia de acontecimentos (história da salvação!) cujo primeiro elo é a vocação e a promessa feita a Abraão, ou antes a criação do primeiro Adão, figura e tipo de Cristo. Este, segundo Adão, tornou-se Páscoa senhor e juiz do universo. Contudo, como a história passada é toda voltada para a ressurreição, a história atual e a futura provêm da Páscoa, de que são como a irradiação e a extensão. Na vida do cristão tudo é mistério pascal. A Páscoa adquire, assim, uma dimensão cósmica e torna-se o princípio formal para compreendermos todas as coisas. (Missal Cotidiano)

Salmo: 2, 6-7. 8-9. 10-11 (R. 7)

Tu és meu Filho, e eu hoje te gerei!
"Fui eu mesmo que escolhi este meu Rei e em Sião, meu monte santo, o consagrei!" O decreto do Senhor promulgarei, foi assim que me falou o Senhor Deus: "Tu és meu Filho, e eu hoje te gerei!"

Podes pedir-me, e em resposta eu te darei por tua herança os povos todos e as nações, e há de ser a terra inteira o teu domínio. Com cetro férreo haverás de dominá-los, e quebrá-los como um vaso de argila!

E agora, poderosos, entendei; soberanos, aprendei esta lição: Com temor servi a Deus, rendei-lhe glória e prestai-lhe homenagem com respeito!

Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 14,1-6

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: “Não se perturbe o vosso coração. Tendes fé em Deus, tende fé em mim também. Na casa de meu Pai, há muitas moradas. Se assim não fosse, eu vos teria dito. Vou preparar um lugar para vós, e quando eu tiver ido preparar-vos um lugar, voltarei e vos levarei comigo, a fim de que onde eu estiver estejais também vós. E para onde eu vou, vós conheceis o caminho”. Tomé disse a Jesus: “Senhor, nós não sabemos para onde vais. Como podemos conhecer o caminho?” Jesus respondeu: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim”. - Palavra da Salvação.

Comentários:

Jesus está prestes a concluir a missão para a qual foi enviado pelo Pai e sabe que a sua presença histórica no meio dos homens está perto do fim. Por isso, ele inicia a preparação dos apóstolos para que reconheçam a sua nova forma de ser presença na vida das pessoas, assim como para receberem o Espírito Santo e serem conduzidos por ele na sua missão evangelizadora. Jesus inicia esta preparação mostrando aos discípulos que ele jamais os abandonará, mas irá preparar um lugar para onde ele mesmo conduzirá todas as pessoas que ele ama a fim de conviverem eternamente com ele. (CNBB)

O discípulo do Ressuscitado vê-se confrontado com duas situações que, se mal compreendidas, poderão ser causa de perturbação. Por um lado, tem diante de si um projeto, cujas exigências e consequências são preocupantes: pautar a própria vida pelo ideal do Reino, num mundo hostil e refratário ao amor, tem um preço a ser pago. Por outro lado, o discípulo pergunta-se pelo fim de tudo isto, pela meta para onde caminha. O sentido da caminhada e o ânimo com que ela é feita, dependem de uma certa lucidez. Caso contrário, o discípulo deixar-se-á vencer pelo desânimo. Jesus tomou a iniciativa de tranquilizar os discípulos, apelando para a fé: "Assim como vocês acreditam em Deus, acreditem também em mim". Suas palavras elucidavam as dúvidas que povoavam o coração deles. Acolhidas na fé, essas palavras surtiriam o efeito tranquilizador desejado. Para os discípulos, abriu-se uma perspectiva de comunhão escatológica com o Pai. Simbolicamente, Jesus referiu-se à casa com muitas moradas. O vocábulo casa evoca afeto, convivência, intimidade. As muitas moradas significam a disposição do Pai para acolher a todos, sem exceção. Quem chegar na casa do Pai, será recebido por ele. Esse lugar de acolhida será preparado por Jesus, o qual precederá os seus discípulos. Com uma tal certeza, pode-se deixar de lado todo receio. Basta seguir o caminho aberto por Jesus. (Padre Jaldemir Vitório/Jesuíta)

Fonte: CNBB - Missal Cotidiano (Paulus)
Foto retirada da internet caso seja o autor, por favor, entre em contato para citarmos o credito.



Fique com Deus e sob a proteção da Sagrada Família
Ricardo Feitosa e Marta Lúcia
Crendo e ensinando o que crê e ensina a Santa Igreja Católica


Se desejar receber nossas atualizações de uma forma rápida e segura, por favor, faça sua assinatura, é grátis. Acesse nossa pagina: http://catequesecristacatolica.blogspot.com.br/ e cadastre seu e-mail para recebimento automático, obrigado.

Um comentário :

  1. (Jo 14,1-6)O Evangelho de hoje é de uma certeza divina. Aqui Jesus mostra-nos o caminho e a preocupação em nos deixar.Lindo demais essa prevenção, tudo porque sabia que com sua presença física muitos ainda não O aceitaram , imagine nós .Aqui ele nos prepara para uma nova caminhada.Por certeza que, enfrentaríamos tormentas geradoras de duvidas. Mas Ele conhecedor do nosso passado , presente e futuro diz:Não perturbes vosso coração. Tendes fé em Deus e em mim. Desta forma nos revela tudo em poucas palavras, é como se dissesse: olhe para o mundo quem o criou? quem te gerou? tudo isso deixo para ti olhas e me verás, porque a morada de meu pai é grande e se me perguntares qual a morada que Jesus se referia ? Eu vos direi : o amor, porque tudo que nos deixou é belo demais e nos proporciona vida, se soubermos preservar, e assim ao olharmos param nós veremos um físico não doentio ou depressivo, mas teremos sim um corpo e alma feliz; só devemos saber viver as maravilhas que recebemos de presente, porque se transformarmos o que nos deu em iguarias venenosas , ai sim, muitos temores virão e seremos um Tomé que diz:Senhor nós não sabemos para onde vais! Porque não enxergaremos Nele o caminho.Cuidado irmãos, tenhamos confiança, naquele Jesus que lavou os pés de seus discípulos; esse Jesus está ai e aqui, pertinho de nós, e certa que Ele é o mesmo Jesus que disse:Ninguém vai ao Pai senão por mim.Portanto se me disseres, que ainda não o viu eu vos direi: Olha o seu próximo sofrido, injustiçado e caído, ajuda-o a levantar e estarás abraçando Jesus . Certa que Ele não vai voltar porque aqui já está e você e eu só precisamos, esperar a ressurreição depois que Ele nos adormecer.Então estaremos com Ele para sempre onde Ele estiver, ou ao contrário nos distanciaremos dele, o que será tribulação em solo árido sem morada eterna o que significa tristeza para Ele, pois sentiria a recusa de alguém que considera joia preciosa que somos nós. Então se estiveres triste se alegre ,Ele nos dá tempo, espaço e vida para aprendermos a ama-lo.

    ResponderExcluir

Ajude-nos a melhorar nossa evangelização, deixe seu comentário. Lembre-se, no seu comentário, de usar as palavras orientadas pelo amor cristão.

CATEQUESE CRISTÃ CATÓLICA
"Crendo e ensinando o que crê e ensina a Santa Igreja Católica"