quarta-feira, 1 de junho de 2016

Evangelho Comentado do Dia 02/06/2016 Quinta-feira

9ª Semana do Tempo Comum - 1ª Semana do Saltério
Prefácio próprio - Ofício do dia
Cor: Verde - Ano “C” Lucas

Antífona: Salmo 24,16.18 Olhai para mim, Senhor, e tende piedade, pois vivo sozinho e infeliz. Vede minha miséria e minha dor e perdoai todos os meus pecados!

Oração do Dia: Ó Deus, cuja providência jamais falha, nós vos suplicamos humildemente: afastai de nós o que é nocivo e concedei-nos tudo o que for útil. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém!

Primeira Leitura: Segunda Carta de São Paulo a Timóteo 2,8-15

Caríssimo, lembra-te de Jesus Cristo, da descendência de Davi, ressuscitado dentre os mortos, segundo o meu evangelho. Por ele eu estou sofrendo até às algemas, como se eu fosse um malfeitor; mas a palavra de Deus não está algemada. Por isso suporto qualquer coisa pelos eleitos, para que eles também alcancem a salvação, que está em Cristo Jesus, com a glória eterna. 

Merece fé esta palavra: se com ele morremos, com ele viveremos. Se com ele ficamos firmes, com ele reinaremos. Se nós o negamos, também ele nos negará. Se lhe fomos infiéis, ele permanece fiel, pois não pode negar-se a si mesmo.

Lembra-lhes tais coisas e conjura-os por Deus a evitarem discussões vãs, que de nada servem a não ser para a perdição dos ouvintes. Empenha-te em apresentar-te diante de Deus como homem digno de aprovação, como operário que não tem de que se envergonhar, mas expõe corretamente a palavra da verdade. - Palavra do Senhor.

Comentário: Verdade digna de ser lembrada, diz Paulo: numa base está a ressurreição de Jesus, a palavra mas nova, a força mais renovadora que entrou no mundo. É um fato que nos interessa pessoalmente: Cristo ressuscitou para nos salvador. Nossos infalíveis sofrimentos e provações foram enxertados em sua morte para sê-lo em sua ressurreição (versículo 11; Rm 6,4s). A vida cristã prende-se a três tempos: a morte já realizada no batismo, os sofrimentos atuais, o reino futuro (versículo 11-12); sentido dos verbos gregos). O que os liga é nossa “esperança”, que é certeza de espera ativa. Viver como cristãos é reviver a existência pascal de Cristo: o presente une e domina o passado e o futuro, e daí dirá energias para a plena realização. Fora os vãos temores, fora as vãs questões que desgastam a fé e a esperança. (Missal Cotidiano)

Salmo: 24(25), 4-5ab. 8-9. 10.14 (R. 4a)

Mostrai-me, ó Senhor, vossos caminhos!
Mostrai-me, ó Senhor, vossos caminhos e fazei-me conhecer a vossa estrada! Vossa verdade me oriente e me conduza, porque sois o Deus da minha salvação.

O Senhor é piedade e retidão, e reconduz ao bom caminho os pecadores. Ele dirige os humildes na justiça e aos pobres ele ensina o seu caminho.

Verdade e amor são os caminhos do Senhor para quem guarda sua aliança e seus preceitos. O Senhor se torna íntimo aos que o temem e lhes dá a conhecer sua aliança.

Evangelho de Jesus Cristo escrito por Marcos 12,28b-34

Naquele tempo, um mestre da lei aproximou-se de Jesus e perguntou-lhe: "Qual é o primeiro de todos os mandamentos?" Jesus respondeu: "O primeiro é este: Ouve, ó Israel! O Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e com toda a tua força! O segundo mandamento é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo! Não existe outro mandamento maior do que estes". O mestre da Lei disse a Jesus: "Muito bem, Mestre! Na verdade, é como disseste: ele é o único Deus e não existe outro além dele. Amá-lo de todo coração, de toda a mente, e com toda a força, e amar o próximo como a si mesmo é melhor do que todos os holocaustos e sacrifícios". Jesus viu que ele tinha respondido com inteligência e disse: "Tu não estás longe do reino de Deus". E ninguém mais tinha coragem de fazer perguntas a Jesus.  - Palavra da Salvação.

Comentários:

O apóstolo São João nos diz que quem afirma que ama a Deus a quem não vê e não ama o seu irmão a quem vê é um mentiroso. O evangelho do hoje nos mostra que o amor a Deus está intimamente atrelado ao amor aos irmãos, de modo que só ama verdadeiramente a Deus quem vive concretamente o amor ao próximo, pois Deus é amor e quem ama permanece em Deus, o que faz com que o amor ao próximo se torne a grande forma de culto a Deus. Quando não vivemos o amor, não cultuamos verdadeiramente a Deus, e assim nos submetemos às mais variadas formas de idolatria que nos são propostas pelo mundo moderno. (CNBB)

O mestre da Lei aproximou-se de Jesus com o desejo de dialogar com ele, a fim de esclarecer uma questão em voga na época. Assumiu, pois, a humilde postura de um discípulo, desejoso de aprender. Não lhe interessa eliminar nem ridiculizar Jesus, mas apenas deixar-se instruir. Sua presença amistosa é perceptível também no final do diálogo onde se observa uma clara concordância entre Jesus e seu interlocutor. O mestre da Lei acolhe, como suficiente e verdadeira, a resposta do Mestre Jesus. Por sua vez, este reconhece que o mestre da Lei havia captado com sabedoria e objetividade suas palavras e que lhes dava crédito, num evidente sinal de sintonia com o Reino de Deus. O diálogo versou sobre uma questão levantada diante dos 248 mandamentos e 365 proibições, aos quais todo fiel israelita deveria submeter-se. Os rabinos já faziam uma distinção entre mandamentos graves e mandamentos leves. O interesse do interlocutor de Jesus era um tanto diferente: ele queria saber qual, dentre todas as prescrições da Lei, seria a mais importante, a partir da qual tudo o mais adquiria sentido. A resposta do Mestre deixou-o satisfeito. De fato, é no relacionamento com Deus e com o próximo que toda a vida humana se define. Todo e qualquer mandamento só tem sentido se for para reforçar este relacionamento. Pelo contrário, tudo quanto não ajuda ou atrapalha, deve ser evitado. Com este princípio, seria mais fácil saber que caminho seguir ou que decisão tomar, em qualquer circunstância. (Padre Jaldemir Vitório/Jesuíta)

Fonte: CNBB - Missal Cotidiano (Paulus)
Foto retirada da internet caso seja o autor, por favor, entre em contato para citarmos o credito.



Fique com Deus e sob a proteção da Sagrada Família
Ricardo Feitosa e Marta Lúcia
Crendo e ensinando o que crê e ensina a Santa Igreja Católica

Se desejar receber nossas atualizações de uma forma rápida e segura, por favor, faça sua assinatura, é grátis. Acesse nossa pagina: http://feemoralcatolicablogspot.com.br/ e cadastre seu e-mail para recebimento automático, obrigado.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Ajude-nos a melhorar nossa evangelização, deixe seu comentário. Lembre-se, no seu comentário, de usar as palavras orientadas pelo amor cristão.

CATEQUESE CRISTÃ CATÓLICA
"Crendo e ensinando o que crê e ensina a Santa Igreja Católica"