domingo, 13 de setembro de 2015

Evangelho do Dia 13/09/2015 24ª Domingo Comum

24ª Domingo do Tempo Comum - 4ª Semana do Saltério

Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos 8,27-35
Naquele tempo, Jesus partiu com seus discípulos para os povoados de Cesárea de Filipe. No caminho perguntou aos discípulos: “Quem dizem os homens que eu sou?” Eles responderam: “Alguns dizem que tu és João Batista; outros que és Elias; outros, ainda, que és um dos profetas”. Então ele perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?” Pedro respondeu: “Tu és o Messias”. 

Jesus proibiu-lhes severamente de falar a alguém a seu respeito. Em seguida, começou a ensiná-los, dizendo que o Filho do Homem devia sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei; devia ser morto, e ressuscitar depois de três dias. Ele dizia isso abertamente. Então Pedro tomou Jesus à parte e começou a repreendê-lo. 

Jesus voltou-se, olhou para os discípulos e repreendeu a Pedro, dizendo: “Vai para longe de mim, Satanás! Tu não pensas como Deus, e sim como os homens”. Então chamou a multidão com seus discípulos e disse: “Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga. Pois, quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la; mas, quem perder a sua vida por causa de mim e do Evangelho, vai salvá-la”. - Palavra da Salvação.

Comentários:

A pessoa de Jesus não se enquadrava nas categorias da época e era interpretada de formas as mais variadas. Seu modo de ser austero e a maneira incisiva de sua pregação levavam alguns a confundi-lo com João Batista ou com Elias. Pensava-se que Jesus tivesse como que feito reviver em si estas figuras. A postura de Jesus era também identificada com as dos profetas do passado, cujas vidas pareciam servir-lhe de inspiração. Jesus quis saber a opinião dos discípulos a seu respeito, por não estar bem seguro de como o consideravam. A resposta foi dada por Pedro, em nome do grupo, de maneira correta, e convenceu a Jesus. Ele, de fato, era o Messias. Entretanto, o Mestre sentiu-se na obrigação de oferecer aos discípulos pistas para a correta compreensão de sua condição messiânica. Seu messianismo levá-lo-ia a confrontar-se com a rejeição das autoridades e com a morte violenta. Ele, no entanto, estava também destinado à ressurreição. As expectativas em voga giravam em torno de um futuro Messias revestido de glória e poder. Os discípulos, pois, tiveram de fazer um esforço gigantesco para introduzir o sofrimento no messianismo do Mestre. Jamais se esperava um Messias sofredor, como Jesus se proclamava ser. Os discípulos viram-se, portanto, na obrigação de refazer seus esquemas. (Padre Jaldemir Vitório/Jesuíta)

Jesus inicia uma nova fase em sua missão, desta vez uma catequese mais voltada para os discípulos. Às conversas que se desenrolam nos próximos versículos nos dão a certeza que sua curiosidade estava centrada em como ele era visto pelos discípulos e não pelos homens. Atente para um detalhe, o Messias era o Redentor aguardado pelos judeus, acontece que ele não era esperado por um grupo coeso, apesar de todos serem judeus eram grupos que viviam realidades diferentes. Os fariseus assim como os sacerdotes queriam um Messias que impusesse uma plena execução da Lei, os profetas tinham a visão de um Deus triunfante que seria ovacionado por todos, e o que dizer dos zelotas, (um grupo radical e fanático) com certeza queria um messias que destituísse de imediato o poder romano e de preferência na base da violência. Creio que já deu para entender onde quero chegar. Que tipo de Messias seria o de Pedro? Será que ele já estava falando a mesma linguagem de Jesus? É evidente que não, a ficha ainda não caiu, os discípulos ainda não conseguiam assimilar a ideia de que Deus pudesse ser tão humano, como o Salvador se deixaria humilhar a esse ponto. Doravante Jesus irá falar abertamente, explicar as entrelinhas, dar pleno conhecimento para que eles entendam definitivamente que toda mudança exige dor, renuncia e sacrifício. Pedro tenta deter Jesus, baseando-se simplesmente em um sentimento puramente humano, desprezando completamente a missão salvífica do verdadeiro Messias que é garantir a liberdade para que o povo possa exercer um genuíno exercício da fé, mesmo que para isso tenha de dar a própria vida. Quem não está com Deus é porque está contra ele. A atitude de Jesus em chamar Pedro de satanás não atesta que ele fosse ou estivesse possuído pelo satanás, mas que aquela forma abominável de pensar é contraria a vontade do Pai, e não pode encontrar morada no coração de um seguidor de Jesus. (Ricardo e Marta / Catequese Cristã Católica):

PRECES DA ASSEMBLEIA (Paulus):

Sede, Senhor, nossa força e salvação!
1.    Senhor, fazei a Igreja seguir com fidelidade Jesus crucificado no caminho da salvação, a fim de que esteja sempre próxima dos sofredores, vos pedimos.
2.    Amparai os profetas e missionários incompreendidos e perseguidos, a fim de que experimentem e cantem vossa libertação, vos pedimos.
3.    Ajudai-nos a crescer no amor e na solidariedade, a fim de que nossa fé se traduza em vida para os irmãos e irmãs, vos pedimos.
4.    Ensinai-nos a dar contínua resposta de compromisso com vosso Filho, a fim de que o reino de Deus se concretize, vos pedimos.
5.    Fortalecei os que sofrem no corpo e na alma e dai a saúde aos doentes, a fim de que recuperem a paz e a alegria de viver, vos pedimos.

FAÇA SEU PEDIDO DE ORAÇÃO


Fonte: CNBB - Missal Cotidiano (Paulus)

Fique com Deus e sob a proteção da Sagrada Família
Ricardo Feitosa e Marta Lúcia  
Crendo e ensinando o que crê e ensina a Santa Igreja Católica

Se desejar receber nossas atualizações de uma forma rápida e segura, por favor, faça sua assinatura, é grátis. Acesse nossa pagina: http://catequesecristacatolica.blogspot.com.br/ e cadastre seu e-mail para recebimento automático, obrigado.

Liturgia Diária Comentada 13/09/2015 Domingo

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Ajude-nos a melhorar nossa evangelização, deixe seu comentário. Lembre-se, no seu comentário, de usar as palavras orientadas pelo amor cristão.

CATEQUESE CRISTÃ CATÓLICA
"Crendo e ensinando o que crê e ensina a Santa Igreja Católica"