5ª Semana da Páscoa - 1ª Semana do Saltério
Prefácio pascal - Ofício próprio
Cor: Branco - Ano “C” Lucas
Antífona: Salmo 70,8.23 - Que o
vosso louvor transborde de minha boca; meus lábios exultarão, cantando de
alegria, aleluia!
Oração do Dia: Ó Deus, que amais e restituís a inocência, orientai para vós os
nossos corações, para que jamais se afastem da luz da verdade os que tirastes
das trevas da descrença. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade
do Espírito Santo. Amém!
Primeira Leitura: Atos dos Apóstolos 15,1-6
Naqueles dias,
chegaram alguns da Judéia e ensinavam aos irmãos de Antioquia, dizendo: “Vós
não podereis salvar-vos, se não fordes circuncidados, como ordena a Lei de
Moisés”. Isto provocou muita confusão, e houve uma grande discussão de Paulo e
Barnabé com eles. Finalmente, decidiram que Paulo, Barnabé e alguns outros
fossem a Jerusalém, para tratar dessa questão com os apóstolos e os anciãos.
Depois de terem
sido acompanhados pela Comunidade, Paulo e Barnabé travessaram a Fenícia e a
Samaria. Contaram sobre a conversão dos pagãos, causando grande alegria entre
todos os irmãos. Chegando a Jerusalém, foram recebidos pelos apóstolos e os
anciãos, e narraram as maravilhas que Deus tinha realizado por meio deles.
Alguns dos que tinham pertencido ao partido dos fariseus e que haviam abraçado
a fé levantaram-se e disseram que era preciso circuncidar os pagãos e
obrigá-los a observar a Lei de Moisés. Então, os apóstolos e os anciãos reuniram-se
para tratar desse assunto. - Palavra do Senhor.
Comentário: Paulo põe à testa da Igreja
grupos de anciãos, a fim de a governarem colegialmente. Sua preocupação não é
tanto de caráter organizativo-hierárquico, mas sobretudo de ordem eclesial e de
comunhão. De fato, a instituição de um grupo de anciãos corresponde a uma praxe
judaica. No caso de Paulo, porém, os anciãos não são eleitos pela comunidade,
mas designados pelo Apóstolo. E isto não por preocupação ou fins “dirigistas”,
mas para garantir a comunhão e vinculação com a Igreja universal. Por outro
lado, a constituição de uma hierarquia “local” é sinal de grande respeito à
autonomia das diversas comunidades, das quais não se pretende a sujeição a um
governo centralizado, enquanto se oferece o instrumento que assegure o laço de
uma fé comum e de uma disciplina favorecedora do encontro e do diálogo. Por
este vínculo com a Igreja universal, a Igreja local vence a tentação do
individualismo e particularismo. A hierarquia, por força de sua origem,
torna-se sinal de comunhão e servido de caridade. (Missal Cotidiano)
Salmo: 121(122), 1-2. 3-4a. 4b-5 (R. Cf. 1)
Que alegria, quando
me disseram: Vamos à casa Senhor!
Que alegria, quando ouvi que me
disseram: Vamos à casa do Senhor! E agora nossos pés já se detêm, Jerusalém, em
tuas portas.
Jerusalém, cidade bem edificada num conjunto
harmonioso; para lá sobem as tribos de Israel, as tribos do Senhor.
Para louvar, segundo a lei de Israel, o
nome do Senhor. A sede da justiça lá está e o trono de Davi.
Evangelho de Jesus Cristo segundo João
15,1-8
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: Eu sou a videira
verdadeira, e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que em mim não dá fruto ele o
corta; e todo ramo que dá fruto, ele o limpa, para que dê mais fruto ainda. Vós já estais limpos por causa da palavra que eu
vos falei. Permanecei em mim e eu permanecerei em vós. Como o ramo não pode dar
fruto por si mesmo, se não permanecer na videira, assim também vós não podereis
dar fruto, se não permanecerdes em mim.
Eu sou a videira e vós os ramos.
Aquele que permanece em mim e eu nele, esse produz muito fruto; porque sem mim
nada podeis fazer. Quem não permanecer em mim, será lançado fora como um ramo e
secará. Tais ramos são recolhidos, lançados no fogo e queimados. Se
permanecerdes em mim e minhas palavras permanecerem em vós pedi o que quiserdes
e vos será dado. Nisto meu Pai é glorificado: que deis muito fruto e vos
torneis meus discípulos. - Palavra da
Salvação.
Comentários:
O
verdadeiro evangelizador tem plena consciência de que ele não atua por suas
próprias forças. Também sabe que a missão à qual participa não é uma missão sua
ou mesmo humana. Jesus é o grande missionário do Pai e todos nós participamos
da tríplice missão de Jesus pela graça do Batismo. Por isso, só podemos
produzir frutos para o Reino de Deus, frutos que permanecem para a vida eterna,
se estamos unidos a Jesus para participar da sua obra. Se nos separamos de
Jesus, deixamos de realizar a obra do Reino para realizar a nossa própria obra,
e o resultado disso é o fracasso de todos os nossos esforços. (CNBB)
A
imagem da união dos ramos à videira ilustra o tipo de relacionamento a ser
estabelecido entre Jesus e a comunidade dos discípulos, e, ao mesmo tempo,
funciona como um alerta para as tentações futuras. A parábola sublinha alguns
pontos fundamentais. Para os discípulos produzirem frutos de amor e justiça, é
mister que permaneçam unidos ao Senhor. Dele é que provém a "seiva"
necessária para perseverar no caminho difícil do serviço gratuito ao próximo.
Quem, apesar de se proclamar discípulo, for incapaz de fazer frutificar o amor,
será rechaçado pelo Pai, o agricultor. Um relacionamento puramente exterior e
formal com Jesus não tem sentido. É indigno da condição de discípulo ser
infrutífero. Permanecendo unido a Jesus, produzirá os frutos esperados. Então,
o Pai tratá-lo-á com amor, procedendo à poda, para que produza ainda mais
frutos. A expectativa do Pai é ver os discípulos do Filho perseverar no amor,
expresso em gestos cada vez mais exigentes e comprometidos. A parábola serve,
também, de alerta contra a tentação de buscar adesões fora de Jesus. Seriam
adesões estéreis, pois só na medida em que permanecerem unidos a Jesus,
conseguirão agir conforme o desejo do Pai. Não existe alternativa possível. (Padre Jaldemir Vitório/Jesuíta)
Fonte: CNBB - Missal Cotidiano (Paulus)
Foto retirada da internet
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Ricardo Feitosa e Marta Lúcia
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