Vamos rezar juntos, deixe seu pedido de oração.

HOMILIA DIÁRIA - PAPA FRANCISCO

quinta-feira, 2 de março de 2017

Santa Teresa Eustochio Verzeri - 03 de Março

Ó Santa Teresa Verzeri, a luz do Espírito e na escuta da Palavra, compreendeste a tua pobreza e a grandeza de Deus na tua vida, com uma fé pura, procuraste somente Deus, confiaste plenamente na sua bondade e com amor convicto o serviste nos irmãos. Sob teu exemplo e com a tua ajuda, o Senhor nos dê crer firmemente, esperar confiante, amar generosamente, para que cresça, em nós e entre nós, a caridade. E porque a Vontade de Deus foi o teu grande amor, ajuda-nos também a procurá-la com sabedoria e abandonar-nos a ela com ânimo livre e coração simples. Amém!


Santa Teresa Eustochio Verzeri - Fundadora da Congregação das Filhas do Sagrado Coração de Jesus - (Ana Maria Teresa Eustochio Josefa Catarina Inácia Verzeri), nasceu no dia 31 de julho de 1801, em Bérgamo, Itália. Era a primogênita dos sete filhos de Antonio Verzeri e da condessa Helena Pedrocca Grumelli. Desde criança, aprendeu de sua mãe, cristã muito devota, a conhecer e a amar a Deus acima de tudo e a qualquer preço.

Seu irmão, Girolamo, tornar-se-á bispo de Brescia. Sua mãe, sentindo-se atraída a abraçar a vida monástica, coloca em dúvida o seu chamado ao matrimônio. Recebe da tia, Maria Antonia Grumelli, monja Clarissa a resposta profética: "Não, Deus te quer nesse estado de vida, para fazer-te mãe de uma descendência de santos!".

Os estudos iniciais ela fez em casa. Inteligente, dotada de espírito aberto, quando menina, queria ser rapaz, para empreender nobres façanhas, como Santo Inácio, nas fileiras de Cristo. Da infância até a idade madura, deixou-se iluminar pelo Espírito da Verdade, percorrendo o caminho de libertação, de pureza, de retidão e de simplicidade que a levou a buscar "Deus só". Interiormente, viveu a particular experiência mística da "ausência de Deus", enfrentando um dos problemas da experiência religiosa de hoje: o peso da solidão humana diante da sensação inquietante de distância e de silêncio de Deus.

Entretanto, com uma fé inabalável, Teresa não deixou de confiar e de se abandonar ao Deus Vivo, Pai providente e misericordioso, a quem entregou a própria vida, em atitude de obediência dialogante. Como em Jesus, seu grito de solidão se transformou em oferta total de si mesma por amor.

Após uma experiência de vida religiosa entre as monjas beneditinas de Santa Grata, em Bérgamo, percebeu que sua vocação era o apostolado ativo. Em seu caminho espiritual é orientada por Monsenhor Giuseppe Benaglio, Vigário Geral da Diocese de Bérgamo, aos 25 anos iniciou obras de assistência às crianças pobres e abandonadas. Atraindo para seu ideal jovens generosas e disponíveis, com as quais em 8 de fevereiro de 1831, fundou a Congregação das Filhas do Sagrado Coração de Jesus.

A primeira metade de 1800 foi um período de grandes transformações na história da Itália, da sociedade de Bérgamo e do mundo, marcado por mudanças políticas, por revoluções, por perseguições que não pouparam a Igreja, atingida, também, pela crise de valores, resultante da Revolução Francesa. Ela percebeu com clareza a urgência e as necessidades do seu tempo e abraçou sua missão, de orientadora espiritual, evangelizadora e pedagoga.

Na sua missão, Teresa Verzeri revela seus dons especiais de mestra espiritual, de apóstola, de pedagoga, e assume, claramente, os princípios do sistema preventivo: "Cultivai e preservai, com muita atenção, a mente e o coração de vossas jovens, enquanto ainda pequenas, para evitar, na medida do possível, que entre nelas o mal, sendo melhor, preservá-las da queda com vossas advertências do que levantá-las com correções".

Após consolidar sua obra em várias cidades italianas, Santa Teresa Eustochio faleceu no dia 03 de março de 1852, num gesto total de oblação a Deus. Foi beatificada pelo Papa Pio XII em 27 de outubro de 1946, e canonizada pelo Papa João Paulo II, em 10 de junho de 2001. As suas relíquias são veneradas na capela da escola das Filhas do Sagrado Coração de Jesus, em Bérgamo; recebendo as homenagens no dia de sua morte.

Como educadora, pautou sua ação e seus escritos na pedagogia do elogio, concretizada no binômio: bondade-firmeza e no respeito à liberdade. Animadas por esse espírito, as Filhas do Sagrado Coração de Jesus continuam, hoje, a missão de Santa Teresa Eustochio Verzeri, na Itália, no Brasil, na Argentina e Bolívia, na República Centro-Africana e em Camarões, na Índia e na Albânia.

"Jesus Cristo a vós e ao vosso Instituto fez o precioso dom de Seu Coração, para que aprendais somente d'Ele que é a fonte inexaurível da verdadeira santidade"

Adaptação: Ricardo e Marta
Fonte: Vaticano - Edições Paulinas - Wikipédia - Verzeri.org
Foto retirada da internet caso seja o autor, por favor, entre em contato para citarmos o credito.

DEIXE SEU PEDIDO DE ORAÇÃO

Fique com Deus e sob a proteção da Sagrada Família
Ricardo Feitosa e Marta Lúcia
Crendo e ensinando o que crê e ensina a Santa Igreja Católica

Se desejar receber nossas atualizações de uma forma rápida e segura, por favor, faça sua assinatura, é grátis. Acesse nossa pagina: https://ocristaocatolico.blogspot.com.br/ e cadastre seu e-mail para recebimento automático, obrigado.


Nenhum comentário :

Postar um comentário

Ajude-nos a melhorar nossa evangelização, deixe seu comentário. Lembre-se, no seu comentário, de usar as palavras orientadas pelo amor cristão.

CATEQUESE CRISTÃ CATÓLICA
"Crendo e ensinando o que crê e ensina a Santa Igreja Católica"