Liturgia Diária Comentada 25/05/2017 quinta-feira
6ª Semana da Páscoa - 2ª Semana do Saltério
Prefácio Pascal - Oficio Tempo Pascal
Cor: Branco - Ano “A” Mateus
Antífona: Salmo 67,8-9.20 Ó Deus, quando saístes à frente do
vosso povo, abrindo-lhe o caminho e habitando entre eles, a terra estremeceu,
fundiram-se os céus, aleluia!
Oração do Dia: Ó Deus, que fizestes o vosso povo
participar da vossa redenção, concedei que nos alegremos constantemente com a
ressurreição do Senhor. Que convosco vive e reina, na unidade do Espírito
Santo. Amém!
Primeira Leitura: Atos dos Apóstolos
18,1-8
Naqueles
dias, Paulo deixou Atenas e foi para Corinto. Ai encontrou um judeu chamado
Áquila, natural do Ponto, que acabava de chegar da Itália, e sua esposa
Priscila, pois o imperador Cláudio tinha decretado que todos os judeus saíssem
de Roma. Paulo entrou em contato com eles. E, como tinham a mesma profissão,
eram fabricantes de tendas, Paulo passou a morar com eles e trabalhavam juntos.
Todos os sábados, Paulo discutia na sinagoga, procurando convencer judeus e
gregos. Quando Silas e Timóteo chegaram da Macedônia, Paulo dedicou-se
inteiramente à palavra, testemunhando diante dos judeus que Jesus era o
messias. Mas, por causa da resistência e blasfêmias deles, Paulo sacudiu as
vestes e disse: "Vós sois responsáveis pelo que acontecer. Eu não tenho
culpa; de agora em diante, vou dirigir-me aos pagãos". Então, saindo dali,
Paulo foi para a casa de um pagão, um certo Tício Justo, adorador do Deus
único, que morava ao lado da sinagoga. Crispo, o chefe da sinagoga, acreditou
no Senhor com toda a sua família; e muitos coríntios, que escutavam Paulo,
acreditavam e recebiam o batismo. - Palavra
do Senhor.
Comentando a Liturgia: O ministério da Palavra é sina
da gratuidade do dom de Deus. Todo o comportamento do missionário deve refleti-lo
e testemunhá-lo (Mt 10,8). Não fará como os levitas, cuja principal ocupação
parecia ser recolher o dízimo. Por outro lado, porém, o dom “oferecido” pelo
apóstolo deve normalmente suscitar um “dom” igualmente gratuito, igualmente
revelador da gratuidade divina, por parte dos ouvintes. Para ser mais livre e
não dar motivo a suspeitas, Paulo, em geral, não aceita a ajuda ou o dom das
comunidades. Trabalha com suas mãos; o que importa acima de tudo é salvaguardar
a gratuidade do dom de Deus. Em situação de missão, as Igrejas redescobriram o
valor de um testemunho como o trabalho manual dos sacerdotes, solidários com os
mais pobres e, por outro lado, o contratestemunho do “ruído de dinheiro em
torno do altar”, por ocasião dos sacramentos. (Missal Cotidiano)
Salmo: 97, 1. 2-3ab.
3cd-4 (R. Cf. 2b)
O Senhor fez
conhecer seu poder salvador perante as nações
Cantai ao Senhor Deus um canto novo,
porque ele fez prodígios! Sua mão e o seu braço forte e santo alcançaram-lhe a
vitória.
O Senhor fez conhecer a salvação, e às
nações, sua justiça; recordou o seu amor sempre fiel pela casa de Israel.
Os confins do universo contemplaram a
salvação do nosso Deus. Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, alegrai-vos e
exultai!
Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 16,16-20
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
“Pouco tempo ainda, e já não me vereis. E outra vez pouco tempo, e me vereis de
novo”. Alguns dos seus discípulos disseram então entre si: “O que significa o
que ele nos está dizendo: ‘Pouco tempo, e não me vereis, e outra vez pouco
tempo, e me vereis de novo’, e: ‘Eu vou para junto do Pai?’”. Diziam, pois: “O
que significa este pouco tempo? Não entendemos o que ele quer dizer”. Jesus
compreendeu que eles queriam interrogá-lo; então disse-lhes: ‘Estais discutindo
entre vós porque eu disse: ‘Pouco tempo e já não me vereis, e outra vez pouco
tempo e me vereis?’ Em verdade, em verdade vos digo: Vós chorareis e vos
lamentareis, mas o mundo se alegrará; vós ficareis tristes, mas a vossa
tristeza se transformará em alegria”. -
Palavra da Salvação.
Comentários:
Um
pouco de tempo e os discípulos não verão mais Jesus, porque o mistério da cruz
está próximo, e com ele, a morte e a separação. E mais um pouco e me vereis de
novo, ou seja, todos os que acreditam farão a experiência do Ressuscitado,
viverão sempre na sua presença, de modo que a tristeza da separação dará aos
que têm fé lugar a uma alegria que jamais poderá ser tirada. Porém, por causa
dos que não acreditam e por causa também dos nossos pecados, deveremos passar
por diversas tribulações, mas, por piores que sejam, elas não podem vencer quem
crê verdadeiramente. (CNBB)
A
linguagem enigmática de Jesus deixava confusos os discípulos. Estando para
concluir seu ministério, referia-se a um tempo de separação, seguido de um
tempo de reencontro. Falava em ir para o Pai. No ar, pairava algo de abandono,
de ruptura. Os discípulos não se sentiam preparados para enfrentar esta
realidade. Também não estavam em condições de compreender o que se passava com
Jesus. O pano de fundo das palavras de Jesus tem a ver com o destino de morte e
de ressurreição que o esperava. O tempo da não-visão corresponderia à
experiência de morte a ser enfrentada por ele. Sem o apoio de sua presença, a
comunidade ficaria exposta à tristeza, à confusão, e à zombaria do mundo. Julgando
ter alcançado seu objetivo de eliminar o Filho de Deus, seus inimigos teriam
motivos para se alegrar com o desespero dos discípulos. O tempo da visão
correspondia à Páscoa. Momento de reencontro do Senhor com sua comunidade, sem
as limitações do tempo e do espaço. E, por isso, motivo de alegria para os
discípulos. Pelo contrário, tempo de tristeza para o mundo, que verá frustrados
todos seus intentos de eliminar o Filho de Deus. Ver-se-á derrotado, quando
pensava ter sido vitorioso. A alegria sucede à tristeza. Ela é o ponto de
chegada para o discípulo que sabe compreender o sentido da morte de Jesus, e se
prepara para acolhê-lo na Ressurreição. (Padre
Jaldemir Vitório/Jesuíta)
Fonte: CNBB - Missal Cotidiano (Paulus)
Foto retirada da internet
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Ricardo Feitosa e Marta Lúcia
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