No dia 14 de setembro celebramos a festa da Exaltação da
Santa Cruz. No calendário litúrgico cristão há várias festas relacionadas à
Cruz, todas com a intenção de relembrar a crucificação de Jesus Cristo, evento
central da fé, como dizem o apóstolo São Paulo: “nós pregamos  Cristo crucificado, que é para os judeus, na
verdade, uma pedra de tropeço, e para os gentios uma estultícia; mas para os
que são chamados, tanto judeus como gregos, Cristo, poder de Deus e sabedoria
de Deus” (1Cor 1 23-24). Enquanto a Sexta-Feira Santa é dedicada à paixão e
crucificação, a festa da Exaltação  da
Santa Cruz, em 14 de setembro, celebra a cruz como instrumento de salvação,
fonte de santidade e símbolo revelador da vitória de Jesus sobre o pecado e a
morte. A cruz sobre a qual Jesus sofreu era, originariamente, apenas um
instrumento material de sua morte. Mas já na época dos apóstolos ela se
transformou em símbolo de redenção operado por Cristo e, portanto, símbolo da
fé cristã.
Segundo a tradição, a Vera Cruz (verdadeira cruz) foi
descoberta em 326 por Santa Helena de Constantinopla, mãe do Imperador
Constantino  Magno, que deu liberdade
religiosa à Igreja depois de 250 anos de perseguição. Ela viajou como peregrina
para a Terra Santa. Aí ela mandou fazer diligentes pesquisas a fim de descobrir
e identificar a verdadeira cruz de Cristo. A Igreja do Santo Sepulcro foi
construída no local da descoberta, por ordem de Helena e Constantino. A igreja
foi dedicada nove anos depois em 335, com uma parte da cruz em exposição. Em 13
de setembro ocorreu a dedicação da igreja e a cruz foi posta em exposição no
dia 14 de setembro, para que os fiéis pudessem orar e venerá-la. Em 614 os
persas invadiram a cidade e tomaram a cruz, que foi recuperado pelo Imperador
Bizantino Heráclito em 628. Pouco depois a cruz retornou ao Santo Sepulcro (cf.
O Santo do Dia, S. Conti, Vozes, 1990, p.402).
Quem pensa que o amor, a glória, a onipotência de Deus
tenham sido revelados somente quando Jesus operava milagres, permanece
espantado quando, no evangelho de São João, lê que o momento mais alto da
manifestação da glória de Deus acontece quando seu Filho é levantado na cruz. É
no Calvário que o Pai chega a dizer-nos, da maneira mais clara, quanto no ama.
Ali se rompeu todo véu que nos impedia de ver o seu rosto (cf. Celebrando a
Palavra, F. Armellini, Editora Ave-Maria, 2001, p.138).
Segundo O Missal Romano: “A Cruz, sinal do mais terrível
entre os suplícios, é para o cristão a árvore da vida, o tálamo, o trono, o
altar da nova aliança. De Cristo, novo Adão adormecido na cruz, jorrou o
admirável sacramento de toda a Igreja. A Cruz é o sinal do senhorio de Cristo
sobre os que no Batismo são configurados a ele na morte e na glória”. São Paulo
nos diz: “Pois se fomos totalmente unidos, assimilados à sua morte, o seremos
também à sua Ressurreição” (Rm 6, 5). Na tradição dos Padres, a cruz é o sinal
do Filho do Homem que comparecerá no fim dos tempos “Então aparecerá no céu o
sinal do Filho do Homem; e todas as tribos da terra baterão no peito; e elas
verão o Filho do Homem vir sobre as nuvens do céu na plenitude do poder e da
glória” (Mt 24.30). Com o olhar voltado para o mistério central de nossa fé,
pedimos a Deus podermos sempre participar dos frutos da Redenção até
conseguirmos a glória da Ressurreição. A morte de Jesus foi um exemplo de
honestidade, de coerência de adesão à verdade até o supremo sacrifício de si.
Por isso, a Paixão e morte de Jesus são desde sempre o símbolo da morte do
justo que suporta heroicamente o martírio, para não trair a sua consciência nem
as exigências da verdade e da lei moral.
Pe. Dr.
Brendan Coleman Mc Donald
Redentorista e
Assessor da CNBB Reg. NE1
Fonte: Arquidiocese de
Fortaleza
Foto retirada da internet
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