domingo, 1 de outubro de 2017

Liturgia Diária Comentada 01/10/2017 26ª Domingo do Tempo Comum

Primeira Leitura: Profecia de Ezequiel 18,25-28

Assim diz o Senhor: “Vós andais dizendo: ‘A conduta do Senhor não é correta’. Ouvi, vós da casa de Israel: É a minha conduta que não é correta, ou antes, é a vossa conduta que não é correta? Quando um justo se desvia da justiça, pratica o mal e morre, é por causa do mal praticado que ele morre. Quando um ímpio se arrepende da maldade que praticou e observa o direito e a justiça, conserva a própria vida. Arrependendo-se de todos os seus pecados, com certeza viverá, não morrerá”.- Palavra do Senhor.

Comentário: O profeta Ezequiel chama a atenção de seu povo, envolvido em intrigas, alienado pelas permanentes conspirações contra o império babilônico. A situação era extremamente precária após a primeira deportação no ano 597 a.C. Os líderes do povo foram obrigados a marchar para terras estrangeiras e viviam em condições muito precárias. A situação em Jerusalém era extremamente volátil. A falta de discernimento, a manipulação dos sentimentos patrióticos e o oportunismo dos novos líderes deixavam-nos à mercê de uma nova e devastadora intervenção da Babilônia como efetivamente ocorreu no ano 587 a.C. Em meio a tanta tensão, caos e confusão o profeta faz um apelo ao bom senso e bom juízo. A falsa consciência religiosa estava inflando os planos das autoridades do Templo e dos altos funcionários da corte. Consideravam-se proprietários da salvação e pessoas muito além do 'bem e do mal'. Ezequiel convoca-os à humildade e à honestidade, ao serviço ao povo e à justiça, pois, em nome do bem da pátria não cessavam de cometer crimes e injustiças que contradiziam o fundamento jurídico e ético da aliança de Javé com seu povo. Considerar-se justo, enquanto se cometem as piores atrocidades não é senão um engano inútil. O bem consiste no respeito do direito e na prática da justiça. (Missionários Claretianos)


Salmo: 24,4bc- 5.6-7.8-9 (R. 6a)
Recordai, Senhor meu Deus, vossa ternura e compaixão!

Mostrai-me, ó Senhor, vossos caminhos, e fazei-me conhecer a vossa estrada! Vossa verdade me oriente e me conduza, porque sois o Deus da minha salvação; em vós espero, ó Senhor, todos os dias! Recordai, Senhor meu Deus, vossa ternura e a vossa compaixão que são eternas! Não recordeis os meus pecados quando jovem, nem vos lembreis de minhas faltas e delitos! De mim lembrai-vos, porque sois misericórdia e sois bondade sem limites, ó Senhor! O Senhor é piedade e retidão, e reconduz ao bom caminho os pecadores. Ele dirige os humildes na justiça, e aos pobres ele ensina seu caminho.

Segunda Leitura: Carta de São Paulo aos Filipenses 2,1-11

Irmãos: se existe consolação na vida em Cristo, se existe alento no mútuo amor, se existe comunhão no Espírito, se existe ternura e compaixão, tornai então completa a minha alegria: aspirai à mesma coisa, unidos no mesmo amor; vivei em harmonia, procurando a unidade. Nada façais por competição ou vanglória, mas, com humildade, cada um julgue que o outro é mais importante, e não cuide somente do que é seu, mas também do que é do outro. Tende em vós o mesmo sentimento que existe em Cristo Jesus. Jesus Cristo, existindo em condição divina, não fez do ser igual a Deus uma usurpação, mas esvaziou-se a si mesmo, assumindo a condição de escravo e tornando-se igual aos homens. Encontrado com aspecto humano, humilhou-se a si mesmo, fazendo-se obediente até à morte, e morte de cruz. Por isso, Deus o exaltou acima de tudo e lhe deu o Nome que está acima de todo nome. Assim, ao nome de Jesus, todo joelho se dobre no céu, na terra e abaixo da terra, e toda língua proclame: “Jesus Cristo é o Senhor!” para a glória de Deus Pai. - Palavra do Senhor.

Comentário: Paulo, na Carta aos Filipenses, mostra-nos a mesma realidade, partindo do interior da comunidade cristã. Os crentes, por suas mesmas boas intenções, estão mais expostos a criar uma falsa consciência religiosa que os leve a considerar-se superiores aos demais ou definitivamente salvos. O único critério para determinar a autenticidade das práticas cristãs é o que ele chama de 'entranhas de misericórdia', ou seja, o amor incondicional por aquelas pessoas excluídas e vítimas da opressão e da miséria. Para Paulo, os cristãos não podem se examinar unicamente à luz de critérios piedosos, mas à luz da prática de Jesus que agiu sempre no mundo com entranhas de misericórdia. (Missionários Claretianos)

Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 21,28-32

Naquele tempo, Jesus disse aos sacerdotes e anciãos do povo: “Que vos parece? Um homem tinha dois filhos. Dirigindo-se ao primeiro, ele disse: ‘Filho, vai trabalhar hoje na vinha!’ O filho respondeu: ‘Não quero’. Mas depois mudou de opinião e foi. O pai dirigiu-se ao outro filho e disse a mesma coisa. Este respondeu: ‘Sim, senhor, eu vou’. Mas não foi. Qual dos dois fez a vontade do Pai?” Os sumos sacerdotes e os anciãos do povo responderam: “O primeiro”. Então Jesus lhes disse: “Em verdade eu vos digo que os cobradores de impostos e as prostitutas vos precedem no Reino de Deus. Porque João veio até vós, num caminho de justiça, e vós não acreditastes nele. Ao contrário, os cobradores de impostos e as prostitutas creram nele. Vós, porém, mesmo vendo isso, não vos arrependestes para crer nele”. - Palavra da Salvação.

Comentário: A parábola evangélica desmascara a liderança religiosa do tempo de Jesus, sempre pronta a criticar e a marginalizar os que eram considerados pecadores. Ela própria, no entanto, era incapaz de se submeter, adequadamente, à vontade de Deus. A atitude de um homem e de seus dois filhos é a metáfora do relacionamento do povo de Israel com Deus. O homem da parábola representa Deus. Este tem um projeto para seu povo, expresso no Decálogo, pelo qual cada israelita pautaria sua vida. Da obediência à vontade divina resultaria uma sociedade fraterna, sem excluídos, onde os mais fracos e pequeninos seriam mais dignos de apoio e atenção. A liderança religiosa corresponde ao filho que se predispõe a obedecer às ordens do pai, mas, de fato, se omite. Os mestres da Lei e os fariseus mostravam-se fiéis à vontade de Deus e externamente pareciam se esforçar por cumprir cada preceito da Lei, sem omitir um sequer. Chegavam até a ser minuciosos. Tudo, porém, puro exibicionismo, superficialidade, no intuito de granjear o louvor do povo. Uma piedade sem consistência! Os pecadores, identificados com os cobradores de impostos e as meretrizes, são representados pelo filho que se recusa a obedecer, mas acaba cumprindo a ordem paterna. Correspondem à categoria de pessoas que, aparentemente afastadas de Deus, no seu dia-a-dia buscam ser solidárias, estando sempre prontas para fazer um gesto de amor, numa expressão de fé em Deus. São estas as pessoas que fazem a vontade de Deus, e não as primeiras. (Padre Jaldemir Vitório/Jesuíta)

Santa Teresa de Lisieux (Teresinha do Menino Jesus)
Doutora da Igreja - 01 de outubro

Fonte: CNBB - Missal Cotidiano (Paulus)

DEIXE SEU PEDIDO DE ORAÇÃO

Fique com Deus e sob a proteção da Sagrada Família
Ricardo Feitosa e Marta Lúcia
Crendo e ensinando o que crê e ensina a Santa Igreja Católica

Se desejar receber nossas atualizações de uma forma rápida e segura, por favor, faça sua assinatura, é grátis. Acesse nossa pagina: https://ocristaocatolico.blogspot.com.br/ e cadastre seu e-mail para recebimento automático, obrigado.


Nenhum comentário :

Postar um comentário

Ajude-nos a melhorar nossa evangelização, deixe seu comentário. Lembre-se, no seu comentário, de usar as palavras orientadas pelo amor cristão.

CATEQUESE CRISTÃ CATÓLICA
"Crendo e ensinando o que crê e ensina a Santa Igreja Católica"