terça-feira, 3 de outubro de 2017

Liturgia Diária Comentada 03/10/2017 26ª terça-feira do Tempo Comum

Memória: BEATOS ANDRÉ E AMBRÓSIO - Presbíteros e Mártires

Primeira Leitura: Profecia de Zacarias 8,20-23

Isto diz o Senhor dos exércitos: Virão ainda povos e habitantes de cidades grandes, dizendo os habitantes de uma para os de outra cidade: ‘Vamos orar na presença do Senhor, vamos visitar o Senhor dos exércitos; eu irei também’. Virão muitos povos e nações fortes visitar o Senhor dos exércitos e orar na presença do Senhor. Isto diz o Senhor dos exércitos: Naqueles dias, dez homens de todas as línguas faladas entre as nações vão segurar pelas bordas da roupa um homem de Judá, dizendo: ‘Nós iremos convosco; porque ouvimos dizer que Deus está convosco’. - Palavra do Senhor.


Comentário: Pode-se perguntar por que o universalismo de Zacarias se orientou para Jerusalém. Não podia o Senhor manifestar-se a outros povos, sem fazer de Jerusalém um caminho privilegiado? Jerusalém é um símbolo da presença de Deus. Jesus dirá à samaritana: "A salvação vem dos judeus", mas também: "Chegou o momento em que nem neste monte, nem em Jerusalém, adorareis o Pai... os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e verdade" (Jo 4,21ss). Ao apóstolo Judas Tadeu, que lhe pergunta: "Por que te revelas a nós e não ao mundo?, Jesus dá uma resposta simples: "Se alguém me ama, meu Pai o amará, e viremos a ele e faremos nele nossa morada" (Jo 14,23). Cada um já se torna templo de Deus, se aprendeu a "conhecê-lo" de verdade, se o "procura". Embora veladamente, Zacarias insinua que quem conhece a Deus deve fazê-lo conhecido aos demais. Nosso testemunho de fé deveria ser tal que pudéssemos ouvir: "Queremos ir convosco, porque compreendemos que Deus está convosco". (Missal Cotidiano)

Salmo: 86, 1-3. 4-5. 6-7 (R. Zc 8,23)
Nós temos ouvido que Deus está convosco

O Senhor ama a cidade que fundou no Monte santo; ama as portas de Sião mais que as casas de Jacó. Dizem coisas gloriosas da Cidade do Senhor. “Lembro o Egito e Babilônia entre os meus veneradores. Na Filisteia ou em Tiro ou no país da Etiópia, este ou aquele ali nasceu”. De Sião, porém, se diz: “Nasceu nela todo homem; Deus é sua segurança”. Deus anota no seu livro, onde inscreve os povos todos: “Foi ali que estes nasceram”. E por isso todos juntos a cantar se alegrarão; e, dançando, exclamarão: “Estão em ti as nossas fontes!”

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 9,51-56

Estava chegando o tempo de Jesus ser levado para o céu. Então ele tomou a firme decisão de partir para Jerusalém e enviou mensageiros à sua frente. Estes puseram-se a caminho e entraram num povoado de samaritanos, a fim de preparar hospedagem para Jesus. Mas os samaritanos não o receberam, pois Jesus dava a impressão de que ia a Jerusalém. Vendo isso, os discípulos Tiago e João disseram: “Senhor, queres que mandemos descer fogo do céu para destruí-los?” Jesus, porém, voltou-se e repreendeu-os. E partiram para outro povoado. - Palavra da Salvação.

Comentário: As divergências entre judeus e samaritanos eram bem conhecidas, no tempo de Jesus. Por razões históricas, eles se tinham na conta de inimigos, recusando-se a se reconciliar. Atravessar a Samaria, rumo a Jerusalém, era sempre perigoso. Podia-se contar, com certeza, com a hostilidade dos samaritanos. Mesmo assim, Jesus tomou a decisão de atravessar a Samaria, rumo a Jerusalém. E, mais, seus discípulos entraram num povoado samaritano, pedindo hospedagem para o Mestre. A rejeição foi imediata. Os samaritanos recusaram-se a dar-lhes acolhida, pois souberam que estavam a caminho de Jerusalém. Tiago e João, apelidados de "filhos do Trovão", desafogam seu fanatismo, pedindo que o Mestre destrua os inóspitos samaritanos, com fogo enviado do céu. A intolerância desses dois discípulos era sintoma de seus ideais messiânicos, feitos de gestos espetaculares, nos moldes dos antigos profetas. O profeta Elias, por exemplo, havia destruído com o fogo do céu os emissários do rei, enviados para prendê-lo. Coisa semelhante desejavam ver Tiago e João! O pedido dos discípulos foi rechaçado por parte Jesus. Antes, eles foram severamente repreendidos, por sua dureza de coração. Seu fanatismo era fruto da incompreensão do projeto do Mestre. A rejeição dos samaritanos era insignificante diante da que ele haveria de padecer em Jerusalém. (Padre Jaldemir Vitório/Jesuíta)

Beatos André e Ambrósio - Mártires - 03 de outubro

Fonte: CNBB - Missal Cotidiano (Paulus)
Foto retirada da internet caso seja o autor, por favor, entre em contato para citarmos o credito.

DEIXE SEU PEDIDO DE ORAÇÃO

Fique com Deus e sob a proteção da Sagrada Família
Ricardo Feitosa e Marta Lúcia
Crendo e ensinando o que crê e ensina a Santa Igreja Católica

Se desejar receber nossas atualizações de uma forma rápida e segura, por favor, faça sua assinatura, é grátis. Acesse nossa pagina: https://ocristaocatolico.blogspot.com.br/ e cadastre seu e-mail para recebimento automático, obrigado.


Nenhum comentário :

Postar um comentário

Ajude-nos a melhorar nossa evangelização, deixe seu comentário. Lembre-se, no seu comentário, de usar as palavras orientadas pelo amor cristão.

CATEQUESE CRISTÃ CATÓLICA
"Crendo e ensinando o que crê e ensina a Santa Igreja Católica"