O Tabor é um monte majestoso, alcançando 660 metros de
altitude. Maravilhoso panorama se descortina do alto, vendo-se o relevo
ondulado da Galiléia, o lago de Genezaré, o cimo nevado do monte Hermon, o
monte Carmelo e o Mar Mediterrâneo. Mas o Tabor é famoso por algo de mais transcendente: em seu cume
ocorreu um dos principais acontecimentos da História da humanidade - a
Transfiguração de Jesus.
A festa
da "Transfiguração do Senhor" acontece no mundo cristão desde o
século V para os cristão do Oriente e a partir do ano de 1457 para o Ocidente. Ela nos convida
a dirigir o olhar para o rosto do Filho de Deus, como o fizeram os apóstolos
Pedro, Tiago e João, que viram a Sua transfiguração no alto do monte Tabor,
localizado no coração da Galiléia. O episódio bíblico é relatado distintamente
pelos evangelistas Mateus, Marcos e Lucas.
Assim, segundo São Mateus 17,1-9, temos: "Jesus tomou consigo a
Pedro, Tiago e João, e conduziu-os a sós a um alto monte. E transfigurou-se
diante deles. Suas vestes tornaram-se resplandecentes e de uma brancura tal,
que nenhum lavadeiro sobre a terra as poderia fazer assim tão brancas.
Apareceram-lhes Elias e Moisés, e falavam com Jesus. Pedro tomou a palavra:
"Mestre, é bom para nós estarmos aqui; faremos três tendas: uma para ti,
outra para Moisés e outra para Elias". Com efeito, não sabia o que falava,
porque estavam sobremaneira atemorizados. Formou-se então uma nuvem que os
encobriu com a sua sombra; e da nuvem veio uma voz: "Este é o meu Filho
muito amado; ouvi-O". E olhando eles logo em derredor, já não viram
ninguém, senão só a Jesus com eles. Ao descerem do monte, proibiu-lhes Jesus
que contassem a quem quer que fosse o que tinham visto, até que o Filho do
homem houvesse ressurgido dos mortos. E guardaram esta recomendação consigo,
perguntando entre si o que significaria: Ser ressuscitado dentre os
mortos".
A intenção de Jesus era a de fortalecer a fé destes três apóstolos, para
que suportassem o terrível desfecho de Sua paixão, antecipando-lhes o esplendor
e glória da vida eterna. Também foi Pedro, que depois, recordando com emoção o
evento, nos afirmou: "Fomos testemunhas oculares da Sua majestade" (2
Pd 1,16).
A presença dos profetas ao lado de Jesus e as impressões dos discípulos
também foram tema de diversos debates teológicos. Orígenes foi o primeiro a
comentar que a presença de Moisés e Elias representava a "Lei e os
Profetas", fazendo referência à Torá.
Nenhum dos relatos bíblicos identifica a "alta montanha" da
transfiguração pelo nome. Desde o século III, alguns cristãos identificam o
Monte Tabor como sendo o local, inclusive Orígenes. O local é há muito tempo o
destino de peregrinos e fieis e ali está a Igreja da Transfiguração.
O
significado dessa festa é, e sempre será, o mesmo que Jesus pretendeu, naquele
tempo, ao se transfigurar para os apóstolos no monte, ou seja, preparar os
cristãos para que, em qualquer circunstância, permaneçam firmes na fé no
Cristo. Melhor explicação, só através das inspiradas palavras do Papa João Paulo II,
quando nesta solenidade em 2002, nos lembrou que: "O rosto de Cristo é um rosto de luz que rasga a
obscuridade da morte: é anúncio e penhor da nossa glória, porque é o rosto do
Crucificado Ressuscitado, o único Redentor da humanidade, que continua a
resplandecer sobre nós (cf. Sl 67, 3)".
Somente
em 1457, esta celebração se estendeu para toda a cristandade, por determinação
do Papa Calisto III, que quis enaltecer a vitória, do ano anterior, das
tropas cristãs sobre os turcos muçulmanos que ameaçavam a liberdade na Europa.
ORAÇÃO: Ó Deus, que na gloriosa Transfiguração de vosso Filho
confirmastes os mistérios da fé pelo testemunho de Moisés e Elias, e
manifestastes de modo admirável a nossa glória de filhos adotivos, concedei aos
vossos servos e servas ouvir a voz do vosso Filho amado, e compartilhar da sua
herança. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito
Santo. Amém!
Fonte:
Edições Paulinas - Wikipédia - Arautos do Evangelho - Missal Cotidiano
Foto retirada da internet
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obrigado.
Muito bom e esclarecedor me ajudou muito. Somente uma pequena correção: O Evangelho que fala sobre a Transfiguração de Cristo é Mt 17,1-9.
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