Como a semente confiada à terra, Cristo "repousa"
no sepulcro, à espera da ressurreição. A Igreja vela junto ao túmulo do seu
Senhor, participando do seu mistério; de fato, ela também espera a ressurreição
no ultimo dia, o grande "dia do Senhor".
O sábado santo é, tradicionalmente, um dia sem assembleia
eucarística; o jejum da eucaristia prepara a festa da noite de Páscoa.
Celebram-se, no entanto, os vários momentos da Liturgia das Horas, na qual o
tema dominante é a esperança da ressurreição e a entrada do Messias, vencedor
da morte, no santuário do céu. Velada nos salmos e na leitura do profeta, a
ressurreição do Senhor transcende toda perspectiva de sobrevivência e de
prolongamento da vida terrena, inaugurando um modo novo de existência, que as
leituras do Novo Testamento põem em foco sob diferentes aspectos. Um deles é a
"descida de Cristo aos infernos", isto é, à habitação dos mortos, que
é recordada no símbolo da fé batismal, como um momento importante na história
da nossa salvação.
Cristo, verdadeiro homem, experimentou profundamente o
aniquilamento da morte, para efetuar a vitória sobre ela e tornar dela
participante quem nele crê. Em Cristo, novo Adão, os justos do Antigo
Testamento e todos os homens que buscaram a Deus com coração reto, encontram a
plenitude daquilo que viveram na esperança. Cristo, o homem Fiel a Deus, não
foi "entregue à corrupção", mas "vivificado pelo Espírito"
subiu ao céu, proclamando a glória de Deus e manifestando-se Senhor de
"todas as coisas", “no céu, na terra e debaixo da terra".
Assim, para todo aquele que crê, a morte não é o fim da
vida, mas a vitória sobre os limites da condição terrena e a participação da
vida eterna de Deus. E o batismo é uma simbólica descida à morte junto com
Cristo, para emergir, com ele, na liberdade dos filhos de Deus.
Vigília pascal na noite santa
Por antiquíssima tradição, esta é "a noite de vigília
em honra do Senhor" (Ex 12,42). Os fiéis, trazendo na mão - segundo a exortação
do evangelho (Lc 12,35ss) - a vela acesa, assemelham-se aos que esperam o
Senhor ao voltar, para que, quando ele chegar, os encontre ainda vigilantes e
os faça sentar-se à sua mesa.
A noite pascal é o grande sacramento da vida do cristão.
Batismo e eucaristia, que são o centro da liturgia de hoje, tornam-nos
presentes e contemporâneos os acontecimentos que celebramos, e nos comunicam
seu valor salvífico.
A Vigília pascal (que não é vigília, mas já é a festa),
termina com a celebração eucarística que é a raiz de todas as outras; a partir
desta noite da ressurreição, Cristo está presente entre os seus por meio dos
sacramentos, e principalmente da eucaristia que os contém todos.
A Vigília se desenrola deste modo: depois de breve liturgia
da luz (primeira parte), a santa Igreja medita as "maravilhas" que o
Senhor fez por seu povo desde o princípio, e confia na sua palavra e na sua
promessa (segunda parte ou liturgia da Palavra) até o momento em que,
aproximando-se o dia da ressurreição, com os seus membros regenerados no
batismo (terceira parte ou liturgia batismal), é convidada à mesa, que o Senhor
preparou para seu povo por meio da sua morte e ressurreição (quarta parte ou
liturgia eucarística). A celebração da Vigília pascal se desenrola toda durante
a noite, deve, pois, começar depois do início da noite, ou terminar antes do
amanhecer do domingo.
A missa da noite, mesmo que celebrada antes da meia-noite, é
a missa pascal do domingo da Ressurreição.
Os que participam desta missa podem receber de novo a
comunhão na segunda missa de Páscoa.
Fonte:
Missal Dominical (Paulus)
Foto retirada da internet
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Ricardo Feitosa e Marta Lúcia
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