8ª Semana do Tempo Comum - 4ª Semana do Saltério
Prefácio da Eucaristia I ou II - Ofício solene próprio
Glória e Creio - Sequencia (facultativa)
Cor: Branco - Ano “C” Lucas
Solenidade: SANTÍSSIMO
CORPO E SANGUE DE CRISTO
Antífona: Salmo 80,17 - O Senhor alimentou seu povo
com a flor do trigo e com o mel do rochedo o saciou.
Oração do Dia: Senhor Jesus Cristo, neste admirável sacramento nos deixastes o
memorial da vossa paixão. Dai-nos venerar com tão grande amor o mistério do
vosso Corpo e do vosso Sangue, que possamos colher continuamente os frutos da
vossa redenção. Vós, que sois Deus com o Pai, na unidade do Espírito Santo.
Amém!
Primeira Leitura: Livro do Gênesis
14,18-20
Naqueles dias,
Melquisedec, rei de Salém, trouxe pão e vinho e, como sacerdote do Deus
Altíssimo, abençoou Abrão, dizendo: "Bendito seja Abrão pelo Deus
Altíssimo, criador do céu e da terra! Bendito seja o Deus Altíssimo, que
entregou teus inimigos em tuas mãos!" E Abrão entregou-lhe o dízimo de
tudo. - Palavra do Senhor.
Comentário: Compreendemos melhor o texto
se vemos em Abrão a figura do rei Davi: após conquistar todo o território, Davi
fez aliança com a dinastia sacerdotal que governava Jerusalém (Salém). Ele
tornou Jerusalém centro político e religioso do povo; mas quem continuou a
fazer o serviço religioso foi a descendência dos sacerdotes sadocitas, a qual
lembra o nome de Melquisedec (Sodoc = justo; Melquisedec = meu rei é justo). O
acordo entre Abrão e o rei de Sodoma faz pensar num poder político que não está
interessado em oprimir o povo ou juntar riquezas. Aceitando apenas a parte que
cabe a seus companheiros, Abrão dá um exemplo de justiça: a cada um o que cada
um precisa. (deusunico.com)
Salmo: 109(110),1.2.3.4
(R. 4bc)
Tu és eternamente sacerdote segundo a ordem do rei
Melquisedec!
Palavra do Senhor ao meu Senhor: "Assenta-te
ao lado meu direito até que eu ponha os inimigos teus como escabelo por debaixo
de teus pés!"
O Senhor estenderá desde Sião vosso
cetro de poder, pois Ele diz: "Domina com vigor teus inimigos; Domina com
vigor teus inimigos;
tu és príncipe desde o dia em que
nasceste; na glória e esplendor da santidade, como o orvalho, antes da aurora,
eu te gerei!"
Jurou o Senhor e manterá sua palavra:
"Tu és sacerdote eternamente, segundo a ordem do rei Melquisedec!”
Segunda Leitura: Primeira Carta de
São Paulo aos Coríntios 11,23-26
Irmãos: O que eu
recebi do Senhor foi isso que eu vos transmiti: Na noite em que foi entregue, o
Senhor Jesus tomou o pão e, depois de dar graças, partiu-o e disse: "Isto
é o meu corpo que é dado por vós. Fazei isto em minha memória”.
Do mesmo modo,
depois da ceia, tomou também o cálice e disse: “Este cálice é a nova aliança,
em meu sangue. Todas as vezes que dele beberdes, fazei isto em minha
memória" Todas as vezes, de fato, que comerdes deste pão e beberdes deste
cálice, estareis proclamando a morte do Senhor, até que ele venha. - Palavra do Senhor.
Comentário: O texto é o mais antigo
testemunho sobre a Eucaristia: foi escrito no ano 56, dez anos antes dos
Evangelhos. No início, a celebração eucarística se fazia depois de uma ceia,
onde todos repartiam os alimentos que cada um levava. Em Corinto surge um
problema: nas celebrações está havendo divisão de classes sociais e de
mentalidades diferentes. Muitos chegam atrasados, provavelmente porque estavam
trabalhando, e não encontram mais nada. Resultado: em vez de ser um testemunho
de partilha, a celebração está se tornando lugar de ostentação, foco de
discriminação e contrastes gigantes. A situação oferece oportunidade para um
discernimento: quem é cristão de fato? Nesse contexto, Paulo relembra a
instituição da Eucaristia. Ela é a memória permanente da morte de Jesus como
dom de vida para todos (corpo e sangue). A Eucaristia é a celebração da Nova
Aliança, isto é, da nova humanidade que nasce da participação no ato de Jesus,
não só no culto, mas na vida prática. Por isso, a comunidade que celebra a
Eucaristia anuncia o futuro de uma reunião de toda a humanidade. (deusunico.com)
Sequência Corpus Christ (forma
breve)
Eis o pão que os anjos comem Transformado em pão do homem; Só
os filhos o consomem; não será lançado aos cães! Em sinais prefigurados, por
Abraão foi imolado, no cordeiro aos pais foi dado, no deserto foi maná. Bom
pastor pão de verdade, piedade, ó Jesus piedade, conservai-nos na unidade, transportai-nos
para o Pai! Aos mortais dando comida dais também o pão da vida; Que a família
assim nutrida seja um dia reunido aos convivas lá no céu!
Evangelho de Jesus
Cristo segundo Lucas 9,11b-17
Naquele tempo, Jesus acolheu as multidões,
falava-lhes sobre o Reino de Deus e curava todos os que precisavam.
A tarde vinha chegando. Os doze apóstolos
aproximaram-se de Jesus e disseram: "Despede a multidão, para que possa ir
aos povoados e campos vizinhos procurar hospedagem e comida, pois estamos num
lugar deserto". Mas Jesus disse: "Dai-lhes vós
mesmos de comer". Eles responderam: "Só temos cinco pães
e dois peixes. A não ser que fôssemos comprar comida para toda essa
gente". Estavam ali mais ou menos cinco mil homens.
Mas Jesus disse aos discípulos: "Mandai o povo
sentar-se em grupos de cinquenta". Os discípulos assim fizeram, e todos se
sentaram.
Então Jesus tomou os cinco pães e os dois peixes,
elevou os olhos para o céu, abençoou-os, partiu-os e os deu aos discípulos para
distribuí-los à multidão.
Todos comeram e ficaram satisfeitos. E ainda foram
recolhidos doze cestos dos pedaços que sobraram. - Palavra da Salvação.
Comentários:
A
Eucaristia é o grande alimento que Jesus deixou à sua Igreja para ser
distribuído, em todos os tempos e lugares, a todas as pessoas, a fim de que
sejam satisfeitas no sentido da presença da graça em suas vidas. É da
responsabilidade de todos nós, que no sacramento do batismo nos tornamos
Igreja, a distribuição desse alimento. Quando se fala em distribuição da
Eucaristia, logo as pessoas pensam nos ministros extraordinários da comunhão
eucarística, mas todos devem, ao seu modo, colaborar para que todas as pessoas
possam receber este sacramento. Porém, o modo comum em que todos podem e devem
colaborar é o trabalho evangelizador, a fim de que todas as pessoas conheçam
Jesus e queiram recebê-lo sacramentalmente. (CNBB)
O
milagre da multiplicação dos pães põe em relevo uma dimensão irrenunciável da
Eucaristia: a lição da partilha. Este é seu eixo principal. Como no deserto,
tudo começa com a partilha da palavra. Jesus era incansável no seu afã de falar
às multidões a respeito do Reino de Deus, revelando-lhes os mistérios, e
abrindo-lhes as mentes e os corações para a grandeza inimaginável da
misericórdia divina. As palavras de Jesus preenchiam um vazio na existência
daquele povo, abandonado e desorientado, vagando como se fosse ovelhas sem
pastor. À partilha da palavra segue a partilha do pão. Embora, na opinião dos
discípulos, fosse mais prudente despedir as multidões, para irem comprar pães
nos vilarejos próximos, o Mestre julgou mais conveniente que eles mesmos
providenciassem o alimento necessário, sem se importar com a quantidade de
pessoas. E aconteceu o milagre: a multidão foi saciada graças à iniciativa de
Jesus, e sob sua orientação. A Eucaristia simboliza a partilha que deve
acontecer no dia-a-dia do cristão. O pão-Jesus, recebido sacramentalmente,
alimenta o discípulo para que esteja sempre disposto a partilhar. Seria
contraditório receber Jesus eucarístico e permanecer fechado no próprio
egoísmo, insensível às necessidades das outras pessoas. A festa da partilha
eucarística deve ser prenúncio da festa da partilha no mundo. (Padre Jaldemir Vitório/Jesuíta)
Fonte: CNBB - Missal Cotidiano (Paulus)
Foto retirada da internet
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Ricardo Feitosa e Marta Lúcia
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obrigado.
Muito bom os comentários da festa de hoje: "Corpus Christi". Que aprendamos com este gesto de Jesus a partilhar com nossos irmãos.
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