Inácio, chamado também o Teóforo, à Igreja, santa pela graça
de Deus Pai em Jesus Cristo, nosso salvador. Nele saúdo esta Igreja que está em
Magnésia, junto ao Meandro, e desejo-lhe em Deus Pai e em Jesus Cristo plena
salvação.
Tomando conhecimento de vossa religiosa caridade
perfeitamente ordenada, decidi, na exultação da fé de Jesus Cristo, vir falar
convosco. Ornado com o nome mais glorioso nas cadeias que carrego, louvo as
Igrejas. A elas desejo a união com a carne e o espírito de Jesus Cristo, nossa Vida
sem fim, e a união na fé e na caridade. Nada há de preferível a isto, sobretudo
a união com Jesus e o Pai; nele suportamos toda a violência do príncipe deste
mundo, dele escapamos e, assim, alcançamos a Deus.
Foi-me concedido o favor de vos encontrar através de Damas,
vosso bispo, digno de Deus, e dos presbíteros Basso e Apolônio e também do meu
companheiro de serviço, o diácono Zócion. Possa eu com ele conviver, porque é
submisso ao bispo como à benignidade de Deus e ao presbitério como à lei de Jesus
Cristo.
Contudo, não vos convém usar de excessiva familiaridade para
como bispo por causa de sua idade, mas em consideração ao poder de Deus Pai,
mostrar-lhe todo o respeito. Como soube, os santos presbíteros não abusam da
notável juventude dele, mas prudentes em Deus, obedecem-lhe. Ou melhor,
obedecem não a ele, mas ao Pai de Jesus Cristo, o bispo de todos. Por isso, em
honra daquele que nos ama, faz-se mister obedecer sem hipocrisia, pois não é a
este bispo visível que alguém ilude, mas é ao invisível que tenta enganar. Tudo
quanto se faz neste sentido não se refere à carne, mas a Deus que conhece todo
o oculto.
Convém, então, sermos cristãos não só de nome, mas de fato.
Ora, há quem tenha o nome do bispo na boca, porém, tudo faz sem ele. Estes tais
não me parecem possuir consciência reta, porque não se reúnem com lealdade,
segundo o preceito.
Tudo terá um fim. Mas dois termos nos são propostos: a morte
e a vida. Com efeito, cada um de nós irá para o próprio lugar. À semelhança de
duas moedas, uma de Deus, outra do mundo, também cada qual tem a própria marca
inscrita. Assim, os infiéis têm a marca deste mundo, enquanto os fiéis na
caridade têm a marca de Deus Pai por Jesus Cristo. Se nossa vontade não estiver
inclinada a morrer por ele, à imitação de sua paixão, também sua vida não
estará em nós.
Santo
Inácio de Antioquia (35/107)
Patriarca de
Antioquia, Padre Apostólico e Mártir
Início da Carta aos Magnésios
Fonte: Liturgia das Horas
Foto retirada da internet
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Ricardo Feitosa e Marta Lúcia
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