Primeira Leitura: Livro do Gênesis
27,1-5.15-29
Quando Isaac ficou
velho, seus olhos enfraqueceram e já não podia ver. Chamou, então, o filho mais
velho Esaú, e lhe disse: "Meu filho!" Este respondeu: "Aqui
estou!" Disse-lhe o pai: "Como vês, já estou velho e não sei qual
será o dia da minha morte. Toma as tuas armas, as flechas e o arco, e sai para
o campo. Se apanhares alguma caça, prepara-me um assado saboroso, como sabes
que eu gosto, e traze-o para que o coma, e assim te dar a bênção antes de morrer".
Rebeca escutava o que Isaac dizia a seu filho Esaú. Esaú saiu para o campo à
procura de caça para o pai. Rebeca tomou, então, as melhores roupas que o filho
mais velho tinha em casa, e vestiu com elas o filho mais novo, Jacó. Cobriu-lhe
as mãos e a parte lisa do pescoço com peles de cabrito. Pôs nas mãos do filho
Jacó o assado e o pão que havia preparado. Este levou-os ao pai, dizendo: “Meu
pai!” "Estou ouvindo", respondeu Isaac. "Quem és tu, meu
filho?" E disse Jacó a seu pai: "Eu sou Esaú, teu filho primogênito;
fiz como me ordenaste. Levanta-te, senta-te e come da minha caça, para me
abençoares".
Isaac replicou-lhe:
"Como conseguiste achar assim depressa, meu filho?" Ele respondeu:
"É o Senhor teu Deus que fez com que isso acontecesse". Isaac disse a
Jacó: "Vem cá, meu filho, para que eu te apalpe e veja se és ou não meu
filho Esaú". Jacó achegou-se a seu pai Isaac, que o apalpou e disse:
"A voz é a voz de Jacó, mas as mãos são as mãos de Esaú". E não o
reconheceu, pois suas mãos estavam peludas como as do seu filho Esaú. Então,
decidiu abençoá-lo. Perguntou-lhe ainda: "Tu és, de fato, meu filho
Esaú?" Ele respondeu: "Sou". Isaac continuou: "Meu filho,
serve-me da tua caça para eu comer e te abençoar". Jacó serviu-o e ele
comeu; trouxe-lhe depois vinho e ele bebeu. Disse-lhe então seu pai Isaac:
"Aproxima-te, meu filho, e beija-me". Jacó aproximou-se e o beijou.
Quando Isaac sentiu o cheiro das suas roupas, abençoou-o, dizendo: "Este é
o cheiro do meu filho: é como o aroma de um campo fértil que o Senhor abençoou!
Que Deus te conceda o orvalho do céu, e a fertilidade da terra, a abundância de
trigo e de vinho. Que os povos te sirvam e se prostrem as nações em tua
presença. Sê o senhor de teus irmãos, e diante de ti se inclinem os filhos de
tua mãe. Maldito seja quem te amaldiçoar, e quem te abençoar, seja bendito!”
-
Palavra do Senhor.
Comentário: Na aventura pouco limpa de
Jacó, que consegue extorquir do pai Isaac, a bênção da primogenitura, lemos
toda a história da entrada de Deus nos acontecimentos humanos. Intrigas,
usurpações, maquinações de cada um e do povo inteiro, que jura aliança para
traí-la mil vezes. E na nova aliança? A obra de Cristo transforma o mundo;
entretanto, o mal se introduz em sua própria Igreja. Hoje a Igreja aprendeu a
não mais se justificar como no passado, a reconhecer com mais serenidade e
franqueza os vícios que a mancharam através dos séculos, vícios que não
adulteraram a santidade enquanto tal, porém são o sinal da fraqueza dos homens
que dela constituem parte. O cristão não julga a Igreja, como uma realidade
separada dele, mas julga-se a si mesmo na Igreja, julga sua resposta à vocação
batismal a que o chamou a bondade do Senhor. (Missal Cotidiano)
Salmo: 134,1-2. 3-4. 5-6
(R. 3a)
Louvai o
Senhor, porque é bom!
Louvai o Senhor,
bendizei-o; louvai o Senhor, servos seus, que celebrais o louvor em seu templo
e habitais junto aos átrios de Deus! Louvai o Senhor, porque é bom; cantai ao
seu nome suave! Escolheu para si a Jacó, preferiu Israel por herança. Eu bem
sei que o Senhor é tão grande, que é maior do que todos os deuses. Ele faz tudo
quanto lhe agrada, nas alturas dos céus e na terra, no oceano e nos fundos
abismos.
Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 9,14-17
Naquele tempo, os discípulos de
João aproximaram-se de Jesus e perguntaram: "Por que razão nós e os fariseus praticamos
jejuns, mas os teus discípulos não?" Disse-lhes Jesus: "Por acaso, os
amigos do noivo podem estar de luto enquanto o noivo está com eles? Dias
virão em que o noivo será tirado do meio deles. Então, sim, eles jejuarão. Ninguém
põe remendo de pano novo em roupa velha, porque o remendo repuxa a roupa e o
rasgão fica maior ainda. Também não se põe vinho novo em odres velhos, senão os
odres se arrebentam, o vinho se derrama e os odres se perdem. Mas vinho novo se
põe em odres novos, e assim os dois se conservam”. - Palavra da Salvação.
Comentário: O tempo da existência terrena
de Jesus foi entendido como antecipação da alegria que seria experimentada
quando o Reino de Deus se manifestasse em plenitude. Quando não mais houvesse
lugar para lágrima ou tristeza e tudo fosse felicidade. Sendo assim, não tinha
sentido seus discípulos se entregarem à penitência e ao jejum, como faziam certos
grupos, enquanto tinham consigo Jesus. Não era hora de tristeza! Não fica bem
alguém recusar-se a comer em plena festa de casamento, quando o noivo ainda
está presente. Todavia, o jejum se justificaria quando os discípulos fossem
privados da presença física de Jesus. O jejum, então, teria um sentido
diferente do rigorismo ascético da piedade judaica. E deveria ser pensado a
partir do projeto de Reino proclamado por Jesus. A prática penitencial não
visaria tanto a busca da própria perfeição, num sentido individualista, nem
seria uma forma velada de masoquismo. O jejum teria duplo significado. Ele
seria uma forma de proclamar o absoluto de Deus e seu Reino na vida do
discípulo, através da vitória sobre os instintos e as paixões desordenadas. Por
outro lado, indicaria estar o discípulo em contínua preparação para o festim
definitivo do Reino. Ninguém se alimenta fartamente antes de ir a uma festa.
Pelo contrário, priva-se de alimentos na perspectiva do que encontrará. O jejum
cristão prepara o discípulo para a festa que o Pai lhe preparou. (Padre Jaldemir Vitório/Jesuíta)
Fonte: CNBB - Missal Cotidiano (Paulus)
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Ricardo Feitosa e Marta Lúcia
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