Memória: Santo Afonso Maria de Ligório - Bispo e Doutor
Primeira Leitura: Livro do Êxodo
33,7-11; 34,5b.28
Naqueles dias,
Moisés levantou a tenda e armou-a longe, fora do acampamento, e deu-lhe o nome
de Tenda da Reunião. Assim, todo aquele que quisesse consultar o Senhor, saía
pra a Tenda da Reunião, que estava fora do acampamento. Quando Moisés se
dirigia para lá, o povo se levantava e ficava de pé à entrada da própria tenda,
seguindo Moisés com os olhos até ele entrar. Logo que Moisés entrava na Tenda,
a coluna de nuvem baixava e ficava parada à entrada, enquanto o Senhor falava
com Moisés. Ao ver a coluna de nuvem parada à entrada da Tenda, todo o povo se
levantava e cada um se prostrava à entrada da própria tenda. O Senhor falava
com Moisés face a face, como um homem fala com seu amigo. Depois, Moisés
voltava para o acampamento, mas o seu jovem ajudante, Josué, o filho de Nun,
não se afastava do interior da Tenda.
Moisés permaneceu
diante de Deus invocando o nome do Senhor. O Senhor passou diante de Moisés,
proclamando: “O Senhor, o Senhor, Deus misericordioso e clemente, paciente,
rico em bondade e fiel, que conserva a misericórdia por mil gerações, e perdoa
culpas, rebeldias e pecados, mas não deixa nada impune, pois castiga a culpa
dos pais nos filhos e netos, até à terceira e quarta geração!” Imediatamente,
Moisés curvou-se até o chão e, prostrado por terra, disse: “Senhor, se é
verdade que gozo de teu favor, peço-te, caminha conosco; embora este seja um
povo de cabeça dura, perdoa nossas culpas e nossos pecados e acolhe-nos como
propriedade tua”. Moisés esteve ali com o Senhor quarenta dias e quarenta noites,
sem comer pão nem beber água, e escreveu nas tábuas as palavras da aliança, os
dez mandamentos. - Palavra do Senhor.
Comentário: No AT, símbolos e cenas, como
uma linguagem “audiovisual”, que melhor atrai a atenção, eram mais expressivos
que as palavras. Aquela tenda levada para fora do acamamento, na qual Moisés se
encontra com Deus, fazia o povo compreender que havia pecado e devia sentir-se
indigno de que Deus se manifestasse no meio dele. Entretanto, Moisés que
conversa com Deus como amigo, intercede pelo povo e ousa pedir a Deus que se
manifeste ainda mais. Deus o atende: revela-se como “bondade, ternura,
misericórdia” (Ex 33,12-23; 34,6-7) e restitui ao povo sua lei, renova a
aliança. Também para nós assim é o “decálogo”, espiritualizado e aprofundado na
nova aliança (Mt 5,17-48), na qual Deus é “o amor” (1Jo 4,8.16; Jo 3,16).
Olhamos os santos como privilegiados que podem falar a Deus face a face, e
pensamos estar excluído de tal familiaridade, entretanto, os santos intercedem
por nós, a fim de andarmos efetivamente na lei de amor dada por Deus. (Missal
Cotidiano)
Salmo: 102,6-7. 8-9.
10-11. 12-13 (R. 8a)
O Senhor é
indulgente, é favorável
O Senhor realiza
obras de justiça e garante o direito aos oprimidos; revelou os seus caminhos a
Moisés, e aos filhos de Israel, seus grandes feitos. O Senhor é indulgente, é
favorável, é paciente, é bondoso e compassivo. Não fica sempre repetindo as
suas queixas, nem guarda eternamente o seu rancor. Não nos trata como exigem
nossas faltas, nem nos pune em proporção às nossas culpas. Quanto os céus por
sobre a terra se elevam, tanto é grande o seu amor aos que o temem; quanto
dista o nascente do poente, tanto afasta para longe nossos crimes. Como um pai
se compadece de seus filhos, o Senhor tem compaixão dos que o temem.
Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 13,36-43
Naquele tempo, Jesus deixou as
multidões e foi para casa. Seus discípulos aproximaram-se dele e disseram: “Explica-nos a
parábola do joio!” Jesus respondeu: “Aquele que semeia a boa semente
é o Filho do Homem. O campo é o mundo. A boa semente são os que pertencem ao
Reino. O joio são os que pertencem ao Maligno. O inimigo que semeou o joio é o
diabo. A colheita é o fim dos tempos. Os ceifadores são os anjos. Como o joio é
recolhido e queimado ao fogo, assim também acontecerá no fim dos tempos: O
Filho do Homem enviará os seus anjos e eles retirarão do seu Reino todos os que
fazem outros pecar e os que praticam o mal; e depois os lançarão na fornalha de
fogo. Ali haverá choro e ranger de dentes. Então os justos brilharão como o sol
no Reino de seu Pai. Quem tem ouvidos, ouça. - Palavra da Salvação.
Comentário: Os discípulos não
compreenderam a parábola do joio e do trigo. Sendo assim, como acontecera com a
parábola do semeador, Jesus percebeu ser necessário dar-lhes uma explicação. E
o fez, identificando cada elemento da parábola, a partir do horizonte religioso
dos discípulos. A perspectiva escatológica é patente na interpretação de Jesus.
Ou seja, decifra-se o sentido da parábola, a partir do fim do mundo. Só então
não haverá dúvida de quem, ao longo da vida, comportou-se como filho do Reino,
identificado com o trigo, e quem se comportou como filho do Maligno,
identificado com o joio. A diversidade de filiação depende do direcionamento do
coração humano. Quem dirigiu seu coração para Jesus e permitiu que a semente
plantada por ele produzisse frutos de amor e justiça, haverá de brilhar como
Sol, junto do Pai. Quem, pelo contrário, optou por abrir o coração ao demônio e
deixá-lo plantar aí sua semente e, por conseguinte, entregou-se a uma vida de
escândalos e iniquidades, pode contar com a condenação. A parábola visava
alertar os discípulos. Nada impedia que o demônio lançasse sua semente também
em seus corações, desviando-os do caminho do amor e lançando-os nas sendas da
injustiça. Se fossem suficientemente inteligentes, não teriam dificuldade em
reconhecer para onde estavam caminhando. (Padre
Jaldemir Vitório/Jesuíta)
Santo Afonso Maria de Ligório
Doutor da Igreja - 01 de agosto
Fonte: CNBB - Missal Cotidiano (Paulus)
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