sábado, 14 de outubro de 2017

Liturgia Diária Comentada 14/10/2017 27ª Sábado do Tempo Comum

Primeira Leitura: Profecia de Joel 4,12-21

Assim fala o Senhor: "Levantem-se e ponham-se em marcha os povos rumo ao vale de Josafá; ali me sentarei como juiz para julgar todas as nações em redor. Tomai a foice, pois a colheita está madura; vinde calcar, que o lagar está cheio: as tinas transbordam, porque grande é a sua malícia. Povos e mais povos no vale da Decisão: o dia do Senhor está próximo no vale da Decisão. Escureceram o sol e a lua e as estrelas perderam o brilho. Desde Sião rugirá o Senhor, fará ouvir sua voz desde Jerusalém; tremerão céus e terra, mas o Senhor será refúgio para o seu povo, será a fortaleza dos filhos de Israel. Sabereis, então, que eu sou o Senhor, vosso Deus, que habito em Sião, meu santo monte; Jerusalém será lugar sagrado, por onde não mais passarão estranhos. Acontecerá naquele dia que os montes farão correr vinho, e as colinas manarão leite; aos regatos de Judá não há de faltar água, e da casa do Senhor brotará uma fonte, que irá alimentar a torrente de Setim. O Egito será devastado, e a Iduméia, devastada e deserta, por causa de suas atrocidades contra os filhos de Judá, derramando sangue inocente em suas terras. Judá será habitada para sempre, e Jerusalém, por todos os séculos. Vingarei meu sangue, não o deixarei sem castigo". O Senhor está habitando em Sião. - Palavra do Senhor.


Comentário: As crônicas refletem a luta entre bem e mal que é a trama de luz e obscuridade da história cotidiana. Com Cristo, Senhor da história, já principiou a fase final dessa luta. “Já chegou até nós a era final da história e a renovação do mundo foi irrevogavelmente constituída e de certo modo antecipada... A Igreja peregrinante tem, nos seus sacramentos, a figura passageira deste mundo”. Cristo verá “para ser glorificado em seus santos e admirando em todos os que tiverem criado” (2Ts 1,10). A Eucaristia que celebramos é também antecipação desse juízo na caridade. Porque a divisão última não será entre israelitas e “ou outros”. O exame final é sobre a caridade. É a responsabilidade pessoal que nos coloca na fronteira da consciência, a última fronteira. Seus limites não passam entre algumas pessoas e outras, mas em cada um de nós e em cada uma de nossas comunidades. (Missal Cotidiano)

Salmo: 96,1-2. 5-6. 11-12 (R. 12a)
Ó justos, alegrai-vos no Senhor!

Deus é rei! Exulte a terra de alegria, e as ilhas numerosas rejubilem! Treva e nuvem o rodeiam no seu trono, que se apoia na justiça e no direito. As montanhas se derretem como cera ante a face do Senhor de toda a terra; e assim proclama o céu sua justiça, todos os povos podem ver a sua glória. Uma luz já se levanta para os justos, e a alegria, para os retos corações. Homens justos, alegrai-vos no Senhor, celebrai e bendizei seu santo nome!

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 11,27-28

Naquele tempo, enquanto Jesus falava, uma mulher levantou a voz no meio da multidão e lhe disse: "Feliz o ventre que te trouxe e os seios que te amamentaram". Jesus respondeu: "Muito mais felizes são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a põem em prática".  - Palavra da Salvação.

Comentário: O intuito feminino de uma mulher do povo levou-a a fazer uma constatação verdadeira: era digno de ser exaltado o ventre em que Jesus fora gerado, e os seios em que fora amamentado. O poder manifestado nos feitos prodigiosos do Mestre, justificava o grito entusiasta desta mulher. Ter gerado tal filho era algo digno de louvor para uma mãe. Só alguém agraciada por Deus - "bem-aventurada" - podia ser capaz disto. O elogio a Maria comportava um elogio a Jesus. Na mentalidade da época, exaltar a mãe era uma forma de exaltar o filho. Esta era a intenção da mulher: fazer um elogio a Jesus, reconhecendo que ela possuía um poder extraordinário provindo de Deus. As palavras da mulher, entretanto, careciam de um acréscimo. Elas podiam dar a entender que bastava alguém ter um certo parentesco sanguíneo com Jesus para ser objeto de reconhecimento. No entanto, era preciso muito mais! A verdadeira bem-aventurança consistia em ser um discípulo exemplar: ouvir com fidelidade e perseverança a Palavra e oferecer ao mundo um testemunho de vida consumado, colocando-a em prática. A mãe de Jesus, mais do que ninguém, deu este testemunho de escuta-prática da Palavra. Mas, este seu título de glória pode ser obtido por qualquer discípulo fiel e perseverante. O fato de ter sido mãe natural de Jesus era menos importante do que sua fidelidade a Deus, manifestada com gestos concretos. (Padre Jaldemir Vitório/Jesuíta)

Calisto I - Papa, Mártir e Santo - 14 de outubro

Fonte: CNBB - Missal Cotidiano (Paulus)
Foto retirada da internet caso seja o autor, por favor, entre em contato para citarmos o credito.

DEIXE SEU PEDIDO DE ORAÇÃO

Fique com Deus e sob a proteção da Sagrada Família
Ricardo Feitosa e Marta Lúcia
Crendo e ensinando o que crê e ensina a Santa Igreja Católica

Se desejar receber nossas atualizações de uma forma rápida e segura, por favor, faça sua assinatura, é grátis. Acesse nossa pagina: https://ocristaocatolico.blogspot.com.br/ e cadastre seu e-mail para recebimento automático, obrigado.


Nenhum comentário :

Postar um comentário

Ajude-nos a melhorar nossa evangelização, deixe seu comentário. Lembre-se, no seu comentário, de usar as palavras orientadas pelo amor cristão.

CATEQUESE CRISTÃ CATÓLICA
"Crendo e ensinando o que crê e ensina a Santa Igreja Católica"