No dia 15 de maio deste ano de 2016, a Igreja Católica
celebra a Festa de Pentecostes. A liturgia do dia nos apresenta a descida do
Espírito Santo sobre a comunidade dos discípulos, em duas tradições – a de
Lucas (Atos) e da Comunidade de São João. Em João, a Ressurreição, a Ascensão e
a Decida do Espírito se deram no mesmo dia da Páscoa, enquanto Lucas separe os
três eventos, Páscoa, Ascensão e Descida do Espírito Santo, num período de 50
dias. Encerra o ciclo pascal com a Festa do Pentecostes. Pentecostes que
significa cinquenta, cinquenta dias após a ressurreição do Senhor. A Festa de
Pentecostes era nos primórdios a Festa da Colheita, os povos agradecidos a Deus
pelas bênçãos do Céu, faziam uma grande festa pelos frutos colhidos graças à
providência do Criador. A leitura enfatiza que no dia de Pentecostes todos estavam
reunidos com “os mesmos sentimentos, e eram assíduos na oração” (At 1, 14). Quer
dizer, a descida do espírito não é algo mágico, mas consequência da unidade na
fé e no seguimento do projeto de Jesus.
De repente, “veio do céu um ruído como de violento vendaval
que encheu toda a casa onde eles estavam. Então lhes apareceu algo como línguas
de fogo, que se repartiam, e pousou um sobre cada um deles. Todos ficaram
repletos do Espírito Santo, e se puderam a falar outras línguas, conforme o
Espírito lhes concedia exprimirem-se” (Atos. 2,4). Este relato usa imagens
apocalípticas, símbolos da teofania, ou da manifestação da presença de Deus – o
som de um vendaval e as línguas de fogo. O Catecismo da Igreja Católica afirma:
“Terminada a obra que o Pai havia confiado ao Filho para realizar na terra, foi
enviado o Espírito Santo no dia de Pentecoste para santificar a Igreja
permanentemente. Foi então que “a Igreja se manifestou publicamente diante da
multidão e começou a difusão do Evangelho com a pregação” (CIC no. 767). A Bíblia nos diz que com a descida do Espírito
Santo os presentes pudessem “ouvir, na sua própria língua, o que os discípulos
falaram” (Atos, 2,8-11). Assim, Lucas quer enfatizar que o dom do Espírito
Santo tem um objetivo missionário e profético – de fazer com que toda a
humanidade possa ouvir e compreender a nova linguagem, que une todas as raças e
culturas – ou seja, a linguagem do amor, da solidariedade, do Projeto de Jesus,
do Reino de Deus.
A função do Espírito Santo em nós é: a) santificar: “Fostes
lavados, fostes santificados, fostes justificados em nome do Senhor Jesus,
mediante o Espírito do nosso Deus” (1Cor 6,11). b) iluminar: “O Confortador, o
Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, ele vos ensinará tudo e vos
recordará tudo o que vos disse” (Jo 14,26). c) fortificar: “O Espírito Santo
vem em auxílio de nossa fraqueza” (Rom 8,26). O Catecismo da Igreja
Católica nos apresenta os dons e frutos do Espírito Santo. No sacramento de
crisma recebemos os sete dons do Espírito Santo: sabedoria, inteligência,
conselho, fortaleza, ciência, piedade e temor de Deus (CIC no.
1831). Os frutos do espírito são perfeições que o Espírito Santo forma
em nós como primícias da glória eterna. A Tradição da Igreja enumera doze:
“caridade, alegria, paz, paciência, longanimidade, bondade, benignidade,
mansidão, fidelidade, modéstia, domínio de si e castidade” (Gl 5, 22-23).
A Festa de Pentecostes é uma festa missionária que marca a
transformação da Igreja de uma seita judaica numa comunidade universal, missionária,
mas, não proselitista, comprometida com a construção do Reino de Deus “até os
confins da terra”. Aprendamos dos dois relatos da decida do Espírito Santo no
Novo Testamento, não a de falar em línguas, mas a falar a língua única do amor
e do compromisso com o Reino, para que a mensagem do Evangelho penetre todos os
povos, culturas, raças e etnias. O dom do Espírito Santo é dado a cada um
de forma individual, mas somente quando agimos na missão comum de evangelizar é
que sua manifestação acontece de forma completa.
Texto: Pe. Brendan Coleman Mc
Donald – Redentorista
Fonte: Arquidiocese de
Fortaleza
Foto retirada da internet
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